Pressionado no Palmeiras, Roger tem clássico como solução para permanecer

Treinador é muito pressionado e precisa dar a volta por cima. Roger precisa tomar algumas atitudes.

O Palmeiras enfrenta o São Paulo neste sábado pelo Campeonato Brasileiro. Já é a oitava rodada do Nacional e o time ainda está cercado de desconfiança.

Nas últimas três partidas, duas derrotas e um empate. E uma classificação. O empate contra o América-MG em casa confirmou a passagem do time palmeirense para as quartas de final da Copa do Brasil, outro torneio que virou objetivo do Alviverde para a temporada.

Com elenco recheado de bons nomes, a pressão por bons resultados recai sobre Roger Machado. O treinador assumiu em janeiro e tem 70% de aproveitamento. Boa porcentagem, mas que não significa nada. O time vem jogando mal e não consegue encher os olhos dos torcedores.

Depois do clássico contra o Corinthians em Itaquera e nova derrota confirmada , membros de uma torcida organizada esperaram o ônibus da delegação chegar na Academia de Futebol e protestaram. Objetos foram jogados no ônibus e o fato assustou os atletas.

Alexandre Mattos, executivo de futebol, e Dudu, atacante do time, foram até a quadra da torcida para conversar e apaziguar os ânimos. Uma trégua para Roger foi dada. A mesma torcida xingou o treinador antes da partida contra o Bahia e foi vaiada pelo restante do estádio.

O que Roger precisa fazer para não cair?

O risco de demissão é pequeno. Mas a pressão exercida na diretoria após possível derrota no clássico pode confirmar a queda do treinador. Veja o que ele precisa fazer para se manter no cargo:

Vencer, vencer e vencer: somar pontos e vencer, mesmo que não for com um futebol de encher os olhos. Vencer é a parte principal. Uma vitória no clássico já alivia bastante;
Mudança no elenco: sacar quem não está bem e colocar quem ‘pede passagem’. É o caso de Lucas Lima e Hyoran. Lima está mal, Hyoran bem. Tem que mexer;
Mudar o esquema no decorrer da partida: cada adversário tem certa particularidade. O São Paulo é forte pelas laterais e truncado no meio. Penetrar no meio é uma grande chance de vencer a partida. Para isso é necessário ter criatividade. Mudar o esquema de jogo durante a partida confunde o adversário e pode ser grande trunfo.

Mudanças

Para o clássico, Roger não poderá contar com o lateral Marcos Rocha.

O ex-jogador do Atlético Mineiro levou amarelo contra o Cruzeiro e cumprirá suspensão automática. Mayke deve assumir a titularidade e Jean segue na espreita. Recuperado de lesão, o jogador já pode atuar.

Felipe Melo, recuperado de lesão, e Diogo Barbosa, que já cumpriu suspensão, estarão de volta ao time.