98% na Libertadores, Palmeiras consegue vaga direta se vencer seus jogos em casa

Nas últimas cinco rodadas, três partidas serão na arena palmeirense

Os tropeços em série nas últimas três rodadas não só acabaram com o sonho do Palmeiras de ser campeão brasileiro como passaram a ameaçar sua classificação entre os quatro melhores e a consequente vaga direta à fase de grupos da Libertadores. Se analisados friamente, no entanto, os números não são tão preocupantes assim.

Nas contas do matemático Tristão Garcia e do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a equipe tem 98% de chances de acabar no mínimo entre a quinta e a sétima posições, o que garantiria vaga na fase preliminar do torneio sul-americano – com o Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil) no meio, o G-6 viraria G-7.

Além disso, o Palmeiras (quarto colocado, com 54 pontos e 16 vitórias) fará na arena três dos seus últimos cinco jogos na competição:

12/11 – Palmeiras x Flamengo
16/11 – Palmeiras x Sport
20/11 – Avaí x Palmeiras
25/11 (ou 26/11) – Palmeiras x Botafogo
3/12 – Atlético-PR x Palmeiras

Se fizer sua parte e conquistar nove pontos em casa, o time de Alberto Valentim chegará a 63 (com 19 vitórias) e não deixará o G-4, porque dois dos adversários como mandante são justamente os principais perseguidores, Botafogo e Flamengo.

-O Botafogo tem 51 pontos e 14 vitórias. Se for derrotado pelo Palmeiras e somar os 12 pontos restantes, chegará aos mesmos 63 pontos, mas levará desvantagem em vitórias (19 contra 18).

-O Flamengo, que tem 50 pontos, nem alcançaria a pontuação.

-Abaixo deles, outro carioca: o Vasco, com 48 pontos (seis a menos do que o Palmeiras) e 13 vitórias. Ainda que ganhe nas cinco rodadas finais e chegue aos 63 pontos, ficaria atrás no desempate.

Para que essas contas não mudem, porém, é preciso dar o primeiro passo: bater o Flamengo, no domingo, como alertou o capitão Dudu, autor do único gol alviverde na derrota por 3 a 1 para o Vitória, na última quarta-feira, em Salvador.

– Entramos um pouco desligados. Tomamos dois gols, tentamos correr atrás, mas não conseguimos. Temos que trabalhar e ver o que a gente errou para não errar contra o Flamengo – disse o atacante.

Se o Grêmio, atual segundo colocado, conquistar a Libertadores e terminar entre os quatro primeiros do Brasileirão, o número de vagas diretas aumentará. O mesmo acontecerá se o Cruzeiro, que já conquistou a Copa do Brasil, ocupar essas posições ao fim da competição.