GeralLivro conta história polêmica entre Palmeiras e São Paulo

Livro conta história polêmica entre Palmeiras e São Paulo

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Por Thiago Gomes

Política e futebol se misturam em livro que viaja pela história para contar episódio polêmico entre Palmeiras e São Paulo

Capa do livro que será lançado.
Capa do livro que será lançado.

Escrito pelo jornalista Celso de Campos Jr., 1942 – O Palestra vai à guerra reconstrói o cenário bélico esportivo da capital paulista durante a Segunda Guerra Mundial e conta pela primeira vez a verdadeira história da desistência do São Paulo F.C. em partida pelo título Paulista.

Alguns dizem que o São Paulo saiu de campo, outros dizem que a partida continuou. A verdadeira história sobre uma das mais importantes disputas que, no ano de 1942, transformou em campo de batalha o gramado do Pacaembu, é contada, por meio de recortes e pesquisa aprofundada, pelo jornalista Celso de Campos Jr., no livro 1942 – O Palestra vai à Guerra, publicado pela Realejo Editora.

O jogo valia o título do Campeonato Paulista e, em campo, entraram Palmeiras e São Paulo, em plena Segunda Guerra Mundial. Boatos, difamação, ardis e muita expectativa anteciparam a partida naquele 20 de setembro. Tudo porque o já tradicional time do Palestra Itália se viu acuado por uma guerra que não era sua e acusações de traição à pátria brasileira.

“A ideia de contar essa história nasceu em uma conversa com o Belluzzo (ex-presidente do Palmeiras) no lançamento do meu outro livro São Marcos de Palestra Itália, que rendeu muita polêmica pelas críticas à sua gestão. Ele lembrou que no final daquele ano se completaria o 70º aniversário da Arrancada Heroica, que começou em 1942. Eu, como palmeirense, sabia do que ele estava falando e resolvi me aprofundar”, conta Celso.

Com um ousado projeto gráfico do designer Gustavo Piqueira, o livro parte da transformação do Palestra em Palmeiras para recriar o clima da partida. Entre as mais de 300 páginas, 50 delas contam por meio de imagens, uma espécie de colagem das notícias e personagens da época, o que de fato ocorreu: dois times parados em campo, sem jogo.

Ancorado em extensa e cuidadosa pesquisa histórica em jornais, revistas e almanaques da época, Celso de Campos Jr. conta com fatos toda a epopeia do time “italiano”, da criação do parque Antarctica, passando pelas inimizades com Corinthians e São Paulo, contando com personagens tão ecléticos como o próprio Hitler ou o presidente norte-americano Roosevelt, assim como Getúlio Vargas, Prestes Maia e até a própria crônica esportiva da época.

Assista o book trailer do livro: http://www.youtube.com/watch?v=mFzgot94_ZA

Informações:

Livro: 1942 – O Palestra vai à guerra
de Celso de Campos Jr.
Ilustrações: Gustavo Piqueira
Projeto gráfico: Casa Rex
Editor: José Luiz Tahan
Formato: 16x23cm, 320 páginas (impressão do miolo em cores, encadernação em capa dura e formato diferenciado)
ISBN: 978-85-99905-52-4
Editora: Realejo
Preço: R$ 84,90

Sobre o autor

Celso de Campos Jr. é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e em História pela Universidade de São Paulo. Escreveu “Adoniran – Uma biografia” e “São Marcos de Palestra Itália”, além de ser um dos autores do livro “Nada mais que a verdade – A história do jornal Notícias Populares”.

Sobre o ilustrador

Gustavo Piqueira é um dos designers brasileiros mais premiados aqui e no exterior. É proprietário do estúdio de design “Casa Rex”, com sedes em São Paulo e Londres.

Sobre a Realejo Editora

Fundada pelo livreiro José Luiz Tahan, em 2001, dentro da Universidade Católica de Santos, a Realejo Livros mudou-se em 2003 para o coração do Gonzaga, em Santos (SP), onde em 2006 teve seus trabalhos expandidos com a criação da Realejo Edições. O catálogo conta hoje com mais de 30 títulos, entre temas esportivos, como os títulos São Marcos de Palestra Itália, de Celso de Campos Jr.; Bombas de alegria, do eterno ídolo santista Pepe; Coutinho – O gênio da área, de Carlos Fernando Schinner; Santos – Um Time dos Céus, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta; e outros como Ficha Limpa, de Moacir Assunção e Marcondes Pereira Assunção, Viver Sua Música, de Gilberto Mendes, O Jeitinho Americano, de Matthew Shirts; Realidade Re-vista, dos jornalistas José Carlos Morão e José Hamilton Ribeiro; e o recente Os Anos do Furacão, uma compilação de textos do dramaturgo Mário Bortolotto.


Publicidade

+ Palmeiras