GeralNovo integrante no POL: Júlio César Ragazzi

Novo integrante no POL: Júlio César Ragazzi

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Por Júlio César Ragazzi

É com grande satisfação que a partir de hoje integrarei, ao lado do amigo Thiago Gomes, a equipe do site Palmeiras Online.

Faço questão de lembrar que o Palmeiras Online não é apenas mais um site da chamada “Mídia Palestrina”. Não, não é.

O site Palmeiras Online é o primeiro de toda a história dos muitos sites, blogs e páginas que falam do Verdão na internet. Para termos uma ideia, o Palmeiras Online iniciou suas atividades em 1996, sendo que o site oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras só veio ao ar em 1997.

Por tanto, um ano antes de o clube de ter sua página na rede mundial de computadores, o Palmeiras Online já estava lá defendendo as cores do nosso amado Palmeiras. E, só para constar, Thiago Gomes tinha 11 anos de idade em 1996.

Para nossa imensa felicidade, no ano de 2000 o Palmeiras foi reconhecido por imprensa e CBF como o Campeão do Século 20 do Futebol Brasileiro.

Entre 1901 e 2000 nenhum, repito, nenhum clube conquistou tantos e importantes títulos quanto o Palestra Itália-Palmeiras.

Porém, mais precisamente no final de 2002, o Palmeiras começou a sofrer com a péssima administração do ex-presidente Mustafá Contursi. Aliás, o Mustafá é daquele tipo de cartola que fica mais emocionado quando vê um balde de cloro ser jogado na água da piscina do que com um centroavante goleador dentro de campo.

Com a falta de maiores informações sobreo clube na internet e nos jornais, pois os veículos de comunicação apenas cobriam as situações envolvendo o que acontecia dentro de campo, e não o lado administrativo do Palmeiras, encontrei no site Palmeiras Online uma rica fonte de informação sobre o que realmente ocorria no clube.

Fiquei sócio do clube em janeiro de 2003 e ao lado de muitos amigos, incluindo Thiago Gomes, lutei contra a ditadura de Mustafá no Palmeiras. Participei do antigo movimento “Muda Palmeiras” de apoio à candidatura de Luiz Gonzaga Belluzzo à presidência do clube, com muito orgulho, diga-se de passagem.

Sempre apaixonado pela história do Palmeiras, iniciei um trabalho pesquisa histórica do clube.  Buscando jornais, revistas, entrevistas, camisas e informações sobre o passado mais do que glorioso do nosso clube, e, a partir de 2005, quando Mustafá deixou a presidência e passamos a viver a “Era Affonso Della Monica”, obtive por parte do saudoso sr. Olavo Reale, ex-diretor de interior, o reconhecimento e indicação para fazer parte do Departamento de História palmeirense.

Fiquei como diretor adjunto do departamento durante seis anos. Foram os quatros anos da administração Della Monica e depois nos dois anos da administração Belluzzo.
Durante esse período, em parceria com muitos pesquisadores como Fernando Galuppo, José Ezequiel, Fábio Marcello, Henrique Campi Neto, Danilo Cersosimo, José Roberto Christianini (Jota) e Luciano Pasqualini, encabecei um trabalho de restauro e recuperação de todos os troféus importantes do Palmeiras, tanto do futebol profissional como dos esportes amadores.

Deixei a diretoria em janeiro de 2011, quando da eleição de Arnaldo Tirone. E, registre-se, Arnaldo Tirone foi o PIOR presidente que tivemos em toda nossa história. Durante 2011 comandei o programa “Baú do Palestra”, na Web Rádio Antena Verde, sob o comando de Adriano Reale (Pepe Reale).

Hoje continuo minhas pesquisas sobre a história do clube e colaboro, quando solicitado, com o departamento de história do Palmeiras.

Por tanto, amigo palmeirense, agora o Palmeiras Online terá mais um soldado na trincheira para levar informação e história do Campeão do Século 20 a vocês.

Grande abraço!

Publicidade

+ Palmeiras