Palmeiras inicia semana de treinos para encerrar ‘má fase’ nos Derbys

“Pode até perder campeonato, mas não pode ser derrotado pelo Corinthians”. A frase não é nova, mas ainda ilustra o pensamento de grande parte da torcida do Palmeiras, que neste sábado, em Itaquera, terá mais um Derby pela frente e quer voltar a sentir o gostinho de triunfar sobre o rival após um ano amargo nos clássicos.

Em 2017, Palmeiras e Corinthians duelaram em três oportunidades, com três vitórias alvinegras. Pelo Campeonato Paulista, 1 a 0 em Itaquera. Já no Campeonato Brasileiro, 2 a 0 no Palestra Itália e 3 a 0 na Arena corintiana.

Curiosamente, tendo vencido os três Derbys, o Corinthians se sagrou campeão paulista e brasileiro. Já no ano anterior, foi o Verdão quem derrotou o rival em três oportunidades e, coincidentemente, ficou com o título do Brasileirão.

Para o jogo deste sábado, o Palmeiras ainda tem indefinições para saber se terá todos seus titulares à disposição do técnico Roger Machado. Borja ficou fora da última partida, contra a Ponte Preta, em Campinas, por conta de dores no joelho. O colombiano treinou durante a folga na segunda-feira, assim como Edu Dracena, que ainda nem estreou este ano, mas em teoria é titular.

Além destes, o Núcleo de Saúde e Performance trabalha para ter Moisés e Diogo Barbosa em Itaquera. O camisa 10 chegou a estrear em 2018 na partida contra o Bragantino, dia 28 de janeiro, quando entrou no segundo tempo do duelo. No entanto, a comissão técnica entendeu que o jogador deveria seguir cronogramas específicos. Já o lateral está recuperado de uma entorse no tornozelo e busca seu condicionamento físico ideal.

Quanto a confiança, apesar de ainda estar alta, já foi maior. Os dois empates consecutivos nas últimas partidas (contra Linense e Ponte Preta) e, principalmente, o futebol apresentado nestes duelos já preocupa a torcida palestrina, que até então via grandes apresentações de uma equipe que detinha 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista.

Por outro lado, a moral corintiana está ainda mais prejudicada. As recentes derrotas contra Santo André e São Bento, e o empate diante do Red Bull certamente não aumentaram a confiança dos comandados de Fabio Carille, que ainda perdeu Maquinhos Gabriel lesionado.