POL

O Palmeiras Online foi fundado em setembro de 1996. A necessidade surgiu pela falta de informações do Palmeiras na internet. Naquela época, a internet andava em passos lentos e ninguém poderia assegurar que essa tecnologia iria crescer, até mesmo pelos altos custos que ela trazia, há 10 anos atrás.

Com apenas algumas seções, o site foi inaugurado. Algumas poucas visitas e muito trabalho. O time, naquela época, ajudava e muito, já que o Palmeiras havia sido Campeão Paulista com sobras, tendo a maior campanha do profissionalismo.

Crescendo junto com a internet, o POL comemorou com o clube as conquistas de 1998 e fez uma cobertura impecável na Libertadores 1999. Para tanto, o site teve de sair do Geocities (provedor gratuíto) e partir para um servidor pago. Além disso, o domínio www.palmeirasonline.com foi adquirido.

Visão do site, em 2004.

Sucesso na internet, o site começou a ter picos enormes de audiência. Com um script de CGI de notícias, o site era atualizado constantemente pela equipe daquela época (Fábio Madeira, Alex Cereda, Maria Eddy, Gabriel Passeti e Thiago Gomes). Referência do Palmeiras na internet, o site participou de algumas matérias jornalísticas e também servíamos de fonte de informações para várias frentes do jornalismo.

No ano de 2000, alguns integrantes resolveram sair da equipe. Por muito pouco o site não deixou de existir. Mas, com a luta dos que ficaram, o site continuou firme e forte online. E uma novidade foi apresentada: o fórum de discussão. Logo no primeiro dia, o fórum teve 1.437 registros.

De uma maneira bem elaborada, o site foi modificado em 2003 somente para acompanhar o clube na Série B. Sentimos a necessidade de estar próximo do Palmeiras e mostrar que nosso slogan (Com o Palmeiras em todos os momentos) não são somente palavras. Naquele mesmo ano, fizemos a nossa faixa de estádio e saímos um pouco do virtual, para ir para o mundo real. Mais uma tacada de sucesso: afinal, conhecemos muitos amigos que teclavam, pessoalmente, formando assim um ciclo de amizades muito bom e produtivo.

No ano de 2004, com o nosso Palmeiras já na primeira divisão, remolduramos o site. Um novo projeto foi colocado em prática, abandonado o velho “frame” e inserindo páginas dinâmicas em PHP, transformando o site mais fácil de atualizar e trazendo mais interatividade para os visitantes.

Em 2006 o POL troca mais uma vez de layout e desta vez prioriza a informação e a interatividade com os palmeirenses. Mais do que nunca, o Palmeirense tem ao seu dispor um site de qualidade e muito bem estruturado.

Em 2008, sentimos também a necessidade de trocar o layout, transformando em um site moderno e com várias funcionalidades dedicadas ao palmeirense. Agora, temos notícias “portáteis”, enviadas de vários lugares e não somente de uma única central. Teremos notícias enviadas diretamente do CT do clube, bem como de sua sede social.

Em 2009, partimos para o lado mais avançado que existe em relação à atualização de sites. Agora, o POL conta com um incrível atualizador de conteúdo, onde integra fórum, blogs e notícias, tudo em tempo real.

Em 2010, mais uma vez uma troca de layout visando a interatividade com o palmeirense. A plataforma WordPress, muito usada para integração de blogs, foi adaptada para o POL como site e não somente como um blog. Com isso, o site ganhou mais interatividade com as mídias sociais do momento (Facebook, Twitter, etc). O número de visitas mais uma vez cresceu.