FutebolValdir de Moraes visita Academia Store e ganha camisa dos 99 anos

Valdir de Moraes visita Academia Store e ganha camisa dos 99 anos

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Primeiro preparador de goleiros do futebol brasileiro lembra com carinho da passagem pelo Verdão

Um dos principais nomes da história do Palmeiras, o ex-goleiro e ex-preparador do clube, Valdir Joaquim de Moraes, esteve na rede Academia Store durante essa semana e foi presenteado com uma camisa dos 99 anos do Verdão, além de ter conhecido os outros produtos da loja oficial e atender os fãs que estavam no local.

Valdir de Moraes já havia sido homenageado antes da partida contra o São Caetano, no dia 26 de outubro, quando o Palmeiras garantiu o acesso para a elite do futebol brasileiro. Na ocasião, ele entrou em campo com a nova camisa III, lançada pela adidas, e trocou o manto com o atual arqueiro Fernando Prass. O novo uniforme traz os dizeres “Pátria Amada Palmeiras” no verso das costas.

Nesta semana, ele esteve na loja oficial Academia Store e recebeu de presente a camisa comemorativa dos 99 anos. “Foram dois presentões em poucos dias (risos). Ganhei a camisa de goleiro no jogo do acesso e, agora, a camisa dos 99 anos. Vai para a minha galeria e coleção que tenho em casa”, afirmou Valdir, que atuou como goleiro da equipe alviverde entre 1958 e 1968. Ele está entre os dez atletas com mais jogos na história do Verdão -esteve em campo em 482 partidas e foi campeão Paulista em 1959, 63 e 66, dos Brasileiros de 1960 e duas vezes em 1967 e do Rio-SP de 1965.

Tão logo encerrou a carreira de goleiro no Palmeiras ele deu início a uma profissão até então inédita no futebol brasileiro: a de preparador de goleiros. “Naquela época, não existia um profissional para essa área, e o goleiro brasileiro era muito criticado. A mídia só fazia elogios para os goleiros de fora, inclusive os uruguaios e argentinos. Abri mão da carreira de treinador para ser o primeiro preparador de goleiros do futebol brasileiro”, contou.

A história do Mestre Valdir se confunde com a do próprio Palmeiras, afinal, são praticamente três décadas de serviços prestados ao clube. Permaneceu até o início dos anos 80, quando foi convidado para ser um dos participantes da comissão técnica da Seleção Brasileira na Copa de 1982, comandada por Telê Santana. Retornou ao Palmeiras entre 1993 e 1996 e trabalhou ao lado de Carlos Pracidelli como preparador de goleiros. Voltou ao clube em 2008, desta vez como consultor, cargo que exerceu até 2011.

“Minha passagem pelo Palmeiras, em todos os momentos, foi vitoriosa e marcante. Sou muito grato ao clube por tudo o que eu vivi, tanto como goleiro como quanto auxiliar e consultor”, disse.

Fonte: Press FC

+ Palmeiras