GeralTribunal mantém pena de 180 dias para Dudu, que volta a ficar...

Tribunal mantém pena de 180 dias para Dudu, que volta a ficar suspenso

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Defesa do Palmeiras não consegue reduzir a suspensão do atacante, que só tem condição de jogo a partir de 2016. Clube pode recorrer no Pleno do STJD.

Por sete votos a dois, Dudu, atacante do Palmeiras, teve mantida a pena de 180 dias pelo empurrão que deu no árbitro Guilherme Ceretta de Lima no segundo jogo da final do Paulistão deste ano, contra o Santos, na Vila Belmiro.
Ele já cumpriu 15 dias dessa punição antes de ser liberado por um efeito suspensivo para voltar a jogar o Brasileirão. Agora, não tem condições de jogo, podendo atuar somente em 2016.

O Palmeiras ainda pode recorrer da punição no Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), a última instância esportiva.

No julgamento realizado na noite desta segunda-feira na sede do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) de São Paulo, na Federação Paulista de Futebol, a defesa do clube não conseguiu mudar o artigo em que o lance vinha sendo julgado, de “agressão” para “ato hostil” ou “desrespeito ao árbitro”.

Enquanto falava o advogado do clube, André Sica, foram exibidos vídeos de outros casos similares, como Petros, Thiago Heleno e Guerrero, todos em que a punição foi abrandada na decisão final. Sica pediu a mudança da primeira pena (em dias, válida para qualquer competição) para um número determinado de jogos no Paulista ou serviços sociais e multa.

– De qualquer ponto de vista, não houve agressão. Ele (Dudu) não teve intenção de machucar. O empurrão foi de apenas 3 km/h. O deslocamento do Ceretta (árbitro do jogo) foi de 32 cm. Se o filho de vocês os empurrar, o deslocamento vai ser maior que isso – afirmou Sica, em tom emocionado, o que irritou o relator, que pediu que o advogado do clube respeitasse os integrantes do tribunal.

Dudu não esteve presente no local durante a análise do recurso solicitado pela defesa alviverde. Segundo Sica, que pediu desculpas pela ausência, o caso tem atrapalhado o desempenho do atleta.

Entenda o caso
Indiciado por agressão ao árbitro Guilherme Ceretta de Lima, Dudu foi suspenso por 180 dias (pena mínima prevista no artigo) no julgamento realizado no dia 18 de maio. Depois de cumprir 15 dias da punição, ele voltou aos gramados por causa de um efeito suspensivo solicitado pelo departamento jurídico do Palmeiras.

A tentativa dos advogados do Verdão foi desqualificar a denúncia de “agressão” para “ato hostil” ou outro menos grave. Caso Dudu fosse julgado e punido em outro artigo, uma eventual punição seria em número de jogos, o que deixaria o atacante livre para atuar no Brasileirão, já que ela teria que ser cumprida somente no Campeonato Paulista.

No último domingo, Dudu teve boa atuação na vitória palmeirense sobre o Santos, mas acabou substituído no segundo tempo. O atacante deixou a arena sem conversar com a imprensa, mas os companheiros falaram sobre a preocupação do julgamento.

– Tenho certeza de que não será nada grave. Espero que ele possa nos ajudar nas próximas partidas – disse o centroavante Leandro Pereira.

Fonte: Globo Esporte


+ Palmeiras