GeralProcuradoria do STJD propôs acordo por temer pena menor para Dudu

Procuradoria do STJD propôs acordo por temer pena menor para Dudu

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Condenado a suspensão de 180 dias pelo Tribunal de Justiça

Desportiva de São Paulo, o meia-atacante Dudu, do Palmeiras, teve a sua pena reduzida para seis jogos e pagamento de multa (R$ 50 mil) nesta terça-feira (8), após acordo entre o departamento jurídico do Palmeiras e a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBF.

O acordo, comemorado por torcedores, não partiu do clube, mas da própria Procuradoria do STJD, que temia uma pena ainda menor para o jogador, julgado por empurrão no árbitro Guilherme Ceretta de Lima na final do Campeonato Paulista, contra o Santos.

“Entendemos que seis partidas do Brasileiro mais multa era adequado à infração praticada. E o risco era menor do que enfrentar um julgamento e ter uma pena menor, como foi a do Petros, por exemplo. Ou o que aconteceu ontem (terça) no julgamento do atleta do Flamengo [Emerson]”, disse à Folha o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt.

Homologado pelo relator do caso, Miguel Angelo Cançado, o acordo desanimou Schmitt, mesmo que tenha partido da Procuradoria.

“Fazemos o nosso trabalho pela Procuradoria e os resultados são desanimadores. Um festival de absolvições e advertências, infelizmente. E também há que se considerar a composição do tribunal no dia do julgamento”, continuou.

“Os atletas, dirigentes, técnicos em geral, xingam, ofendem, reclamam, agridem e recebem uma passada de mão na cabeça. Inaceitável. Um estímulo à prática de infração. Sabem que não vai dar em nada”, desabafou Schmitt.

“Tribunal desportivo não é para ter pena, mas para aplicar pena. Auditor que só absolve deveria ser defensor, e não julgador”, conclui.

Procurado pela Folha, Cançado respondeu que “jamais passou a mão na cabeça de quem quer que seja.”

“Entendi que a suspensão era proporcional ao ato e por isso homologuei. Acho que a pena ficou de bom tamanho, significa mais de um mês sem atuação”, afirmou.

A Folha tentou contato com Caio César Rocha, presidente do STJD, mas não teve sucesso.

O acordo, chamado transação, já havia sido tentado na primeira instância pelo clube, mas foi negado pelo presidente do TJD-SP, Mauro Marcelo de Lima e Silva.

A princípio, o Palmeiras rejeitou a proposta da Procuradoria do STJD, sugerindo uma pena de quatro jogos, a serem cumpridos no Campeonato Paulista de 2016. Diante de negativa, o clube aceitou a proposta inicial.

Tendo cumprido duas partidas de suspensão, Dudu ficará de fora de mais quatro partidas do Brasileiro, além do confronto contra o Inter nesta quarta (9), do qual não participará por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Corinthians.

Ele não jogará contra Figueirense, Fluminense, Grêmio e São Paulo.

Ele deve voltar ao time em 4 de outubro, em partida contra a Chapecoense.

Fonte: Folha de S.Paulo

Publicidade

+ Palmeiras