Veteranos são interrogação do Palmeiras para 2017

O Palmeiras quase já não tem dúvida do título do Campeonato Brasileiro. Falta apenas um ponto para a equipe confirmar matematicamente a taça, que pode vir até mesmo se a equipe não vencer mais. O que o clube ainda não sabe é qual será o destino de alguns veteranos do elenco, até mesmo de quem foi protagonista.

Dos cinco jogadores mais velhos do grupo alviverde, três têm contato somente até o final deste ano. São os casos de Alecsandro, 35, Jaílson, 35, e Zé Roberto, 42.

Os dois últimos são titulares no time de Cuca e têm sido importantes na campanha do Brasileiro.

Jaílson virou dono do gol em agosto quando Fernando Prass sofreu uma fratura no cotovelo e foi afastado. Com ele na meta, o Palmeiras não perdeu jogo algum no Brasileiro.

A tendência é que Jaílson retorne a reserva quando Fernando Prass, 38, voltar a jogar. Mas isso só será possível se seu contrato for renovado.

Zé Roberto também tem sido bastante importante na campanha palmeirense no brasileiro. O veterano lateral/volante é um dos líderes do elenco. No início do ano, ele estava decidiu se aposentar ao final da temporada, mas o bom momento dele e do Palmeiras fizeram com que ele afirmasse estar em dúvida. Tanto que ainda não divulgou o que fará.

Por fim, Alecsandro é outro que não sabe se vai ficar no Palmeiras em 2017. Atualmente reserva no time de Cuca, ele tem apenas dois gols na competição. Mas já foi muito importante no time, titular absoluto.

O problema é que o atacante foi atrapalhado por um suspensão do STJD por causa de doping no início de agosto. Conseguiu comprovar inocência e ser liberado em setembro, mas o tempo do time fora pesou.

A diretoria ainda não se posicionou sobre os contratos desses jogadores porque o presidente Paulo Nobre está nos últimos dias de seu mandato. Em dezembro, o Palmeiras vai eleger um novo mandatário. A tendência é que seja Mauricio Galiote, vice de Nobre e candidato único. É possível que com ele a situação seja encaminhada para uma renovação.

VETERANOS TRANQUILOS

Além do trio, o elenco alviverde ainda tem outros cinco veteranos, mas que vivem uma situação mais confortável por terem contratos mais longos.

O principal é o goleiro Fernando Prass. Ídolo da torcida, o jogador de 38 anos tem contrato até o final do próximo ano. É difícil imaginar que ele não fique.

Assim como Prass, o atacante Rafael Marques, 33, tem vínculo até 31 de dezembro de 2017. O mesmo ocorre com o zagueiro Edu Dracena, 35. O paraguaio Lucas Barrios, 32, tem acordo até 4 de julho do próximo ano.

Mas ninguém tem situação mais tranquila do que o meia Cleiton Xavier, com contrato até 5 de fevereiro de 2018.

TÍTULO BRASILEIRO

O Palmeiras tem 74 pontos e lidera o Brasileiro com folga. São seis pontos de vantagem para o Santos, vice-líder, faltando duas rodadas para acabar o campeonato.

Para ser campeão sem sustos, o time precisa de apenas um empate nas duas rodadas que restam: Chapecoense (Allianz Parque, dia 27) e Vitória (Barradão, dia 4).

Mas mesmo que perca as duas partidas o clube paulistano pode ficar com a taça. Isso porque o Santos teria de vencer os dois jogos que faltam obrigatoriamente.

Qualquer empate ou derrota do Santos já daria a taça ao Palmeiras.