Verdão no mundo: base do Palmeiras disputa cinco torneios internacionais em abril

O mês de abril será movimentado para as categorias de base do Palmeiras. Confirmado em cinco torneios internacionais, o clube fará viagens ao exterior com quatro categorias e espera repetir o grande desempenho obtido em jogos fora do Brasil no ano passado. Esse tipo de experiência faz parte da rotina na base e agrega benefícios tanto para os jogadores, com ganho técnico na formação, quanto para o clube, que expande sua marca a outros mercados.

“Essas viagens agregam experiência aos jogadores, além de fortalecer a imagem do Palmeiras como clube formador e dar visibilidade no exterior. Eles enfrentam outros modelos de jogo e têm contato com outros atletas, observam como eles se comportam dentro e fora do campo. Também temos uma responsabilidade social com os jovens, de formar bons cidadãos, e eles aprendem muito sobre outras culturas”, explica João Paulo Sampaio, coordenador geral das categorias de base do Palmeiras.

Os primeiros a viajarem serão os jovens do Sub-12, que disputam a Copa Toreros, no Japão, entre os dias 31 de março e 2 de abril. Além de vários clubes japoneses, o torneio terá a presença de Chelsea, Atlético de Madrid e Hertha Berlim. O Sub-15 irá para a Europa (Bolonha, na Itália) em torneio que reúne os principais clubes do país, como Juventus, Roma, Milan e Internazionale. Também participam europeus como Werder Bremen, Everton e outros.

O time Sub-17 embarcará para dois torneios: a Scopigno Cup, na Itália, e o Torneio da Real Sociedad, na Espanha, no qual o Verdão é o atual vice-campeão (disputou a final contra o Porto em 2016). No ano passado, o Palmeiras Sub-17 honrou o manto alviverde no exterior e também foi vice-campeão do Mundial de Clubes da categoria, em final realizada contra o Real Madrid. Os dois torneios serão disputados entre os dias 11 e 17 de abril.
Para o Verdão, a visibilidade adquirida também é vantajosa. Participando dos principais torneios do mundo na base, a instituição reforça sua marca internacionalmente e pode explorar novos mercados. Mesmo com os compromissos fora do Brasil, o clube ainda cumprirá os seus jogos pelo calendário nacional, que inclui a primeira fase da Copa do Brasil Sub-20 – o Verdão estreia contra o Coritiba, no dia 5 de abril, no estádio Couto Pereira.

O Sub-20 do Palmeiras está dividido em dois desde o início da temporada: enquanto um time se prepara para a Copa do Brasil, um grupo Sub-18 treina focado para a disputa do Torneio Internacional de Bellinzona, na Suíça, no qual defende o título. O Palmeiras participou da competição no ano passado e foi campeão pela segunda vez, superando o Krasnodar, da Rússia, na decisão – o clube já havia vencido anteriormente em 2007.