O espírito de 1999 está de volta

Evair bate pênalti pelo Palmeiras
Evair bate pênalti pelo Palmeiras

Por Thiago Gomes
[email protected]

O Palmeiras teve mais um dia histórico em sua larga história no futebol. A quarta-feira, dia 26 de abril de 2017, não será esquecida jamais por toda coletividade palmeirense. Os ingredientes da virada para cima do Peñarol foram muitos: erro do técnico, conserto do técnico, golaço, gol de rebote, gol roubado, vitória, provocação, briga de torcida, briga em campo e saída monumental do estádio com os três pontos.

Em 1999 foi assim. O espírito era o mesmo. Time aguerrido e que geralmente perdia o primeiro jogo, mas conseguia reverter com maestria no segundo. Ou até mesmo no próprio jogo, como foi contra o Deportivo Cáli na segunda partida da grande decisão da Libertadores. Parque Antárctica lotado, expectativa, friozinho, clima quente, alegria no coração e empolgação. O Palmeiras repetiu exatamente o que fazia o time de 1999. E a torcida trouxe de novo o mesmo clima, e isso é muito bom e muito esperançoso para nós, torcedores.

Primeiro tempo ruim
Eduardo Baptista resolveu entrar com três zagueiros e deixar um protegendo a zaga. Foi ruim. O Palmeiras não criou e não conseguiu se desmarcar, deixando Borja como um fantasma na frente. O resultado foram dois gols do Peñarol e um deles de forma irregular. Um verdadeiro absurdo a falta não anotada em cima de Yerry Mina.

A redenção
Com Tchê Tchê e Willian em campo, as coisas foram muito diferentes. Os três gols surgiram sem muita dificuldade e a virada aconteceu, comprovando o quanto o time do Peñarol é fraco. Uma lição para o nosso técnico sobre a questão de armar a equipe. Libertadores não é laboratório de testes, ainda mais com a quantidade de dinheiro envolvido.

A briga e a culpa total da direção do Peñarol

Após o apito final, uma briga generalizada aconteceu. Logicamente que os uruguaios iriam caçar Felipe Melo por conta da coletiva de apresentação. O famoso ‘dar tapa na cara de uruguaio’ foi mal interpretado, mas mesmo que tivesse sido ignorado eles iriam arrumar outra coisa para brigar. Coisa de clube pequeno e que pensa pequeno.

Lamentável fecharem os portões e impedirem nossos atletas de saírem de campo. Queriam ver a situação pegar fogo. Queriam briga. Queriam desgraça. Mas nossos seguranças bravamente agiram e impediram problemas maiores, já que a Polícia local praticamente não existe. Ou existe mas também queria ver as consequências.

Liderança
O Palmeiras manteve a liderança. E teria mantido mesmo se perdesse. Abriu quatro pontos de vantagem e está praticamente classificado. Vão faltar oito jogos para o bi. Oito partidas decisivas. E não podemos mais ter testes. Temos que jogar todos os jogos como foi o segundo tempo ontem. Temos que sair do estádio e da arena com a sensação de ter vencido uma briga literalmente. A nossa torcida merece, e quando time e torcida andam juntos, difícil alguém pegar.