Favoritos sem convencer, Palmeiras e Atlético-MG ainda tentam confirmar rótulo

Após classificações na Copa do Brasil, mas sem a confiança dos torcedores, Verdão e Galo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro

Palmeiras e Atlético-MG abriram a temporada no topo da lista dos favoritos a conquistar grandes torneios em 2017. Com elencos qualificados e grandes investimentos, os dois times vivem situação parecida antes de se enfrentarem neste domingo, às 16h (de Brasília), na arena do Verdão, pela 4ª rodada do Brasileirão. Ainda sem convencer seus torcedores, ambos precisam de uma grande atuação para trazer de volta a confiança e buscar o embalo.

Do lado do alvinegro, o título do Campeonato Mineiro aliviou um pouco da pressão sobre o técnico Roger Machado, que vinha sendo questionado após uma série de resultados ruins na primeira quinzena do mês de maio. Já no Alviverde, o rendimento abaixo do esperado pela diretoria culminou na saída de Eduardo Bastista do comando da equipe.

Na última quarta-feira, o Palmeiras saiu perdendo de 2 a 0 do Internacional e só conseguiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil graças a um gol de Thiago Santos, aos 34 minutos do segundo tempo. O Galo passou adiante no mata-mata com vitória sobre o Paraná, mas não foi tão fácil quanto a torcida imaginava, deixando os atleticanos com uma pulga atrás da orelha para o encontro deste domingo.

Volta importante
O retorno de Cuca ao Palmeiras mexeu com o ânimo da torcida alviverde. Ídolo e campeão brasileiro, ele chegou ao Verdão em alta para substituir Eduardo Baptista. Mas, toda expectativa ainda não conseguiu ser traduzida em confiança dentro de campo.

A estreia do treinador foi em grande estilo: goleada por 4 a 0 sobre o Vasco, na arena, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, porém, duas derrotas na competição nacional (Chapecoense e São Paulo), um triunfo sem muito brilho na Libertadores (Atlético Tucumán) e uma classificação suada na Copa do Brasil, após dois jogos complicados contra o Internacional.

Na última quarta-feira, ainda no Beira-Rio, Cuca chegou a afirmar que via a equipe de 2017 inferior ao time campeão brasileiro no ano passado, mas voltou atrás em entrevista coletiva na última sexta-feira. Mesmo garantido nas fases finais da Libertadores e da Copa do Brasil, o treinador prevê ainda muito trabalho pela frente.

– São duas equipes que não estão bem no Brasileiro, classificadas nas outras competições e com grandes elencos. Vejo um jogo muito igual, entre duas equipes muito fortes. A gente tem a força do torcedor e isso pode ser o diferencial – disse Cuca.

Objetivos conquistados, mas…
Visitante neste domingo, o Atlético-MG conseguiu alcançar os objetivos traçados para o ano até aqui. Campeão mineiro, o Galo terminou a Taça Libertadores com a melhor campanha da primeira fase, está classificado na Primeira Liga e na Copa do Brasil. No entanto, o início ruim no Campeonato Brasileiro tem incomodado muito.

O começo no Brasileirão foi com um empate contra o Flamengo, no Rio de Janeiro. No entanto, a equipe mineira não aproveitou a sequência de dois jogos em casa e acumulou dois tropeços: derrota para o Fluminense e empate com a Ponte Preta. Por causa disso, a partida contra o Palmeiras é fundamental para subir na tabela.

– Pode ser um jogo tenso por vários motivos. Um deles pelos dois times terem começado o campeonato de forma oscilante. Outra porque é um clássico do futebol brasileiro. Um terceiro motivo é porque são equipes que antes do campeonato foram apontadas para brigar na parte de cima. São equipes que tem jogadores experientes, que sabem lidar com esses momentos. Acredito que vai ser um grande jogo, bem disputado – destacou Roger Machado.

Veja as informações da partida:
Local: Arena Palmeiras, em São Paulo
Data e horário: domingo, às 16h (de Brasília)
Escalação provável Palmeiras: Fernando Prass; Jean, Yerry Mina, Edu Dracena e Zé Roberto; Thiago Santos (Felipe Melo) e Tchê Tchê; Róger Guedes (Willian), Guerra (Raphael Veiga ou Hyoran) e Keno; Willian (Borja)
Desfalques: Dudu, Arouca, Moisés e Thiago Martins (todos no departamento médico)
Escalação provável Atlético-MG: Victor; Alex Silva, Gabriel, Felipe Santana e Fábio Santos; Yago, Rafael Carioca, Elias e Cazares; Robinho e Fred
Desfalques: Adilson, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Luan, Carlos César, Lucas Cândido e Jesiel (todos no departamento médico)
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Michael Correia (todos do RJ)
Transmissão: TV Globo para MG e Campinas (com Jaime Júnior, Bob Faria e Márcio Rezende Freitas) e Premiere e Premiere HD (com Jota Jr, Wagner Vilaron e William Machado)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 15h