Palmeiras pode bater Cruzeiro pela 8ª vez em fases eliminatórias; veja histórico

Palmeiras e Cruzeiro voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (26), às 21h45, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte-MG, para decidir quem avançará para as semifinais da Copa do Brasil – com o empate em 3 a 3 no jogo de ida, realizado no Allianz Parque, o Verdão precisa de uma vitória simples para se classificar (um novo 3 a 3 em Minas levará a decisão para as penalidades máximas). Esta é a décima vez que os dois clubes medem forças em uma fase eliminatória, sendo que o Alviverde busca levar a melhor pela oitava oportunidade.

Em 1996, na grande final da Copa do Brasil, o Cruzeiro foi campeão após empatar a primeira partida, no Mineirão, em 1 a 1, e superar o Verdão no Palestra Italia, na semana seguinte, por 2 a 1. Dois anos depois, no entanto, o Alviverde deu o troco: venceu a decisão da Copa do Brasil contra o time celeste (derrota por 2 a 1, fora de casa, e triunfo por 2 a 0, no Morumbi) e conquistou a Mercosul também sobre o rival mineiro – em três jogos, com uma derrota no Mineirão na primeira partida (2 a 1) e duas vitórias no Palestra Italia (3 a 1 e 1 a 0). O Cruzeiro, por sua vez, levou a melhor nas quartas de final do Brasileirão, em mata-mata decidido em melhor de três (venceu a primeira por 2 a 1, em Minas Gerais, perdeu a segunda pelo mesmo placar e saiu vitorioso na terceira por 3 a 2 – ambas no Palestra Italia).

No ano seguinte, em 1999, novo duelo das equipes na Copa Mercosul. Os times se encontraram na primeira fase da competição – empate em 2 a 2, em casa, e derrota por 3 a 0, fora – e, depois, nas quartas de final da competição. Na etapa eliminatória, o Verdão não deu chance para o Cruzeiro. Logo na primeira partida, no Palestra Italia, o Verdão venceu por 7 a 3 – gols de Paulo Nunes (2), Evair (2), Euller (2) e Alex –, que ainda é a maior goleada da história do confronto. A grande diferença de gols permitiu que o Palmeiras perdesse o segundo jogo, em Minais Gerais, por 2 a 0 e saísse classificado.

Em 2000, outros dois confrontos válidos pelas quartas de final. Um deles outra vez pela Copa Mercosul, após novamente se encontraram na primeira fase, que teve empate em 0 a 0 e derrota por 2 a 0. No mata-mata, novo triunfo palestrino: com duas vitórias, uma por 3 a 2, no Palestra Italia, e outra por 2 a 1, no Mineirão, o Verdão avançou às semifinais. O segundo encontro entre as equipes aconteceu na Copa dos Campeões, quando o Alviverde garantiu a vaga após vitória por 3 a 1 e empate em 1 a 1, em partidas disputadas em João Pessoa e Maceió, respectivamente.

Já em 2001, o confronto foi pela Copa Libertadores. Nas quartas de final, após dois empates – 3 a 3, em São Paulo, e 2 a 2, no Mineirão –, o Verdão venceu nos pênaltis e avançou para a semifinal da competição sul-americana.

Quatorze anos depois, em 2015, os times foram sorteados para se enfrentar nas oitavas de final da Copa do Brasil. Bicampeão, o Palmeiras superou o Cruzeiro e arrancou rumo ao tricampeonato da competição. No Allianz Parque, o Verdão venceu por 2 a 1, enquanto a partida no Mineirão terminou 3 a 2 para o grupo palestrino.

Retrospecto geral

Ao todo, Palmeiras e Cruzeiro já se encontraram 89 vezes. Foram 31 vitórias palmeirenses, 25 empates e 33 derrotas. O Verdão marcou 134 gols e foi vazado 129 vezes.

Confira a relação dos dez encontros entre Palmeiras e Cruzeiro em fases eliminatórias:

1996 – Copa do Brasil – Final: Cruzeiro
1998 – Copa do Brasil – Final: Palmeiras
1998 – Campeonato Brasileiro – Quartas de Final: Cruzeiro
1998 – Copa Mercosul – Final: Palmeiras
1999 – Copa Mercosul – Quartas de Final: Palmeiras
2000 – Copa dos Campeões – Quartas de Final: Palmeiras
2000 – Copa Mercosul – Quartas de Final: Palmeiras
2001 – Copa Libertadores – Quartas de Final: Palmeiras
2015 – Copa do Brasil – Oitavas de Final: Palmeiras
2017 – Copa do Brasil – Quartas de Final