Palmeiras abre o Allianz Parque para a torcida e leva dois títulos na base

Verdão bateu Santos e São Paulo nas finais do sub-11 e sub-15, respectivamente, diante de quase 20 mil pessoas. Sábado foi a chance de 'novos' torcedores conhecerem a arena

Com 21.392 torcedores no Allianz Parque, o Palmeiras conquistou dois títulos paulistas na base – do sub-11 e sub-15. A vitória sobre o Santos na primeira categoria, e o empate com o São Paulo na segunda fizeram a festa dos que levaram suas famílias para torcer, e em alguns casos pela primeira vez na arena inaugurada há três anos.

Os palmeirenses que conversaram com a reportagem antes dos jogos explicaram que não iam ao novo Palestra Itália pelos seguintes motivos: medo de violência, por não serem Avanti e pelo preço dos ingressos. Como a entrada neste sábado era franca e para um jogo sem a rivalidade dos profissionais, aqueles que não conheciam o Allianz foram encorajados a ir, inclusive com crianças. O evento, de fato, foi divertido.

A primeira partida foi a do sub-11, que precisa jogar em um campo adaptado, com gols menores e espaço delimitado entre as áreas de um gramado para profissionais. Depois de vencer o Santos na ida por 2 a 1, o Verdão ganhou também em sua casa no último lance, com gol de Endrick, artilheiro da competição com 19 gols.

O Palmeiras chegou ao tricampeonato na categoria, neste ano de forma invicta: 24 jogos, sendo 23 vitórias e um empate, com 114 gols marcados e apenas 7 gols sofridos. A sensação de levantar a taça na casa do time marcou as crianças.

– É muita felicidade. (Ser campeão) No Allianz Parque, mano! Capitão! Não tem sensação melhor – comemorou Vitor de Oliveira, zagueiro e capitão do time sub-11.

No sub-15, o Verdão não conseguiu vencer o São Paulo, mas por ter melhor campanha acabou campeão após o 1 a 1 no Allianz – o primeiro jogo havia sido 0 a 0, em Cotia (SP). Théo abriu o placar para os são-paulinos, mas Garcia, em um chute por cobertura, da intermediária, empatou.

O Verdão conseguiu o bicampeonato na categoria, também com uma campanha forte: foram 27 vitórias, três empates e duas derrotas, com 122 gols marcados e 13 sofridos.

Esta foi a primeira vez desde 2008 que o clube conseguiu chegar às finais de todas as categorias de base do Paulista: sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Mais cedo, o Verdão perdeu para a Ponte Preta fora de casa e terminou como vice-campeão no sub-17 – disputará, agora, a segunda decisão da Copa do Brasil da categoria. Sub-13 e sub-20 ainda vão jogar as finais do Estadual.