25 jogos + Libertadores: entenda por que o Palmeiras quer Weverton em janeiro

Se vier apenas no fim do contrato com o Atlético-PR, em maio, goleiro perderá o início da temporada.

Por que, em vez de negociar, o Palmeiras não espera terminar o contrato de Weverton com o Atlético-PR, em 28 de maio, para tê-lo de graça? A resposta da diretoria para essa pergunta, que tem sido comum entre torcedores nas redes sociais, passa pelo calendário.

O principal motivo é que, se vier apenas ao final do vínculo, o goleiro de 29 anos perderia as seis partidas da fase de grupos da Libertadores, que vai de 28 de fevereiro a 23 de maio. Neste caso, ele seria uma substituição caso a equipe avance ao mata-mata.

Pelo regulamento do torneio sul-americano, três dos 30 jogadores inscritos precisam ser goleiros. Neste ano, as escolhas foram Fernando Prass, Jailson e Vinícius Silvestre – o prata da casa é que, teoricamente, perderá espaço com a chegada de Weverton.

Campeão olímpico, goleiro deverá voltar a vestir verde em 2018 (Foto: Lucas Figueiredo/Mowa Press) Campeão olímpico, goleiro deverá voltar a vestir verde em 2018 (Foto: Lucas Figueiredo/Mowa Press)
Campeão olímpico, goleiro deverá voltar a vestir verde em 2018 (Foto: Lucas Figueiredo/Mowa Press)
O provável reforço perderia também a pré-temporada, o Campeonato Paulista (que terá 18 datas até a final, em 8 de abril) e sete rodadas do Campeonato Brasileiro (entre 15 de abril e 27 de maio).

Embora tenha acordo com o atleta, o Palmeiras ainda não se acertou com o Atético-PR, que tem endurecido o negócio: além de compensação financeira, pede atletas por empréstimo. Não há pressa ou desespero devido à confiança nas opções atuais, mas a intenção de contar com Weverton em janeiro favorece os paranaenses.

Outro nome pretendido e preso a contrato perto do fim é Rafinha. O caso do lateral-direito do Bayern de Munique é mais complicado, já que seu vínculo se encerra em junho. A fim de retornar ao país, o brasileiro de 32 anos tentará liberação em reunião com o clube alemão.