Análise: Palmeiras coloca Copa do Brasil entre prioridades e chega inteiro no Dérbi

Texto original de Globo Esporte

Roger Machado escala titulares e chega ao oitavo jogo sem perder antes de encarar o Corinthians

A escalação inicial de Roger Machado na vitória por 2 a 1 sobre o América-MG, na quarta-feira, no Independência, deu indícios claros de que o Palmeiras não vai abrir mão de brigar pelo título de todas as competições que disputa no ano.

Mesmo com um clássico contra o Corinthians à vista, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro, o técnico escalou o que tem de melhor no elenco alviverde no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil e deu um passo importante para avançar às quartas do torneio.

Borja e Lucas Lima voltaram ao time titular após iniciarem o duelo contra o Atlético-PR no banco de reservas. É certo que o meia atuou praticamente o jogo inteiro em Curitiba, já que Moisés sentiu dores na coxa esquerda aos seis minutos e precisou ser substituído. Mas ele, assim como o colombiano, mostrou que o banco não é um lugar que o agrada.

Ao lado de Keno, Lucas Lima e Borja foram os destaques da partida e fizeram da temida maratona de jogos fora de casa o combustível que Roger queria para que o Palmeiras se mantivesse bem em todas as competições que está disputando.

A vitória em Belo Horizonte não foi muito diferente das duas últimas longe de seus domínios, contra Alianza, em Lima, e Atlético-PR, em Curitiba. O Palmeiras encaixou um estilo de jogo para enfrentar os adversários fora de casa que é praticamente mortal: intesidade na marcação já com os atacantes, saída rápida pelas pontas com Dudu ou Keno e qualidade no último passe no momento do contra-ataque.

O triunfo, porém, poderia ter sido muito mais tranquilo não fossem os erros individuais. No primeiro tempo, Borja teve duas ótimas chances e não aproveitou. Na primeira, Bruno Henrique o deixou cara a cara com o goleiro, mas ele se atrapalhou e tropeçou na bola. Mesmo desequilibrado, conseguiu acionar Dudu, que chutou para fora.

A segunda rendeu inúmeras piadas nas redes sociais. O atacante recebeu de Dudu dentro da área e, sem goleiro, conseguiu chutar para fora. Ele se redimiu minutos depois ao abrir o placar e dar uma assistência para Keno ampliar.

O gol do América-MG também aconteceu graças a uma falha. Antônio Carlos tentou sair jogando na zaga, perdeu a bola para Aylon, que tocou para Serginho diminuir.

Nada disso, porém, ofuscou o rendimento da equipe. Após o confronto, Roger classificou o resultado como ótimo. A vitória aumentou a estatística do Palmeiras como visitante na temporada: em 15 jogos fora de casa, tem 84,4% de aproveitamento, com 12 triunfos, dois empates e apenas uma derrota. O time não perde há oito jogos e vive seu melhor momento.

No entanto, todos esses números não entram em campo no domingo, contra o Corinthians, em Itaquera. Por isso, Roger Machado mantém toda a cautela quando o assunto é Dérbi.

– A gente agora volta a falar do clássico que é o primeiro depois da final, e essas questões de arbitragem ficam à parte, não entram em campo. As duas equipes vão brigar pelos três pontos como nunca. Mas que fique dentro de campo somente e que seja um clássico bem jogado, disputado e que quem tem a melhor qualidade nesse momento possa vencer – comentou em entrevista coletiva.

A decepção pela derrota na final do Campeonato Paulista ainda existe, mas um resultado positivo contra o seu maior rival vai espantar o fantasma do vice-campeonato paulista e pode consolidar o planejamento pré-Copa do Mundo, que até aqui vai sendo bem executado.