FutebolUso de mangas compridas, luvas e sem comemoração de gol; Veja o...

Uso de mangas compridas, luvas e sem comemoração de gol; Veja o protocolo da Federação Paulista de Futebol

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

A Federação Paulista de Futebol apresentou protocolo com propostas para a volta do futebol e a disputa do resto do Campeonato Estadual para o governo de São Paulo. Dentre várias propostas, umas delas chama a atenção: confinamento de todos os envolvidos nas partidas até o final do torneio e testagem sequencial contra o Covid-19.

Reunião entre a entidade que comanda o futebol paulista e os clubes nesta segunda-feira não definiu nenhuma data para retorno. Com maior número de mortes no país por conta do novo coronavírus, São Paulo enfrentará quarentena até o dia 10 de maio. João Dória, governador do Estado, deve divulgar plano de flexibilização a partir dessa data, e o confinamento será relaxado.

Um ponto já está definido e acordado entre todos: em nenhuma partida haverá torcida, nem mesmo a decisão. O uso de máscara para quem não está em campo também será obrigatório. O documento foi assinado pelo ortopedista Moisés Cohen, presidente do Comitê Médico da FPF.

“Tudo o que foi colocado no protocolo é uma recomendação da FPF para aos clubes. Caberá a cada um deles acatar dependendo da sua realidade. Mas todos os médicos do Campeonato Paulista já se posicionaram favoráveis às medidas, e isso me deixou muito satisfeito,” disse o médico ao portal Globo Esporte.

O uso de uniformes de mangas compridas e luvas por todos em campo também entrará na pauta. Evitar comemoração dos gols deverá ser uma sugestão, e não impedimento.

“Ainda estamos estudando e discutindo a viabilidade de algumas situações. O fato é que vai mudar muito a cultura como um todo. Uma comemoração de gol, por exemplo, aumenta a exposição ao risco de contaminação. Claro que em situações como disputa no alto de um escanteio, o contato é inevitável. Mas ainda vamos analisar medidas educativas para que sejam sugeridas. São pontos de conscientização, não regras,” adicionou Cohen.

Como será a volta aos treinos no futebol paulista?

O retorno aos treinos deverá ser escalonado. Atletas treinarão de forma individual no começo. Depois, em pequenos grupos. Após três semanas, o elenco poderá treinar junto sem grandes complicações, obedecendo alguns cuidados especiais.

Se por ventura algum jogador ou membro da comissão técnica testar positivo para o novo coronavírus, será automaticamente afastado e ficará em isolamento por duas semanas, sendo acompanhado pelo corpo médico do clube em questão. Todos os colegas serão testados também para evitar disseminação.

O documento feito pela FPF tem nove páginas.

LEIA MAIS:
Siga nosso Instagram
Triste e irritado, Guerra revela insatisfação no Palmeiras e ataca dirigentes
Recuperado de lesão, atacante zera departamento médico do Palmeiras
Em condições superiores, Palmeiras supera Corinthians na crise do novo coronavírus

+ Palmeiras