Blog do Thiago LopesDeyverson ou Borja: quem foi melhor no Palmeiras?

Deyverson ou Borja: quem foi melhor no Palmeiras?

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Borja e Deyverson JUNTOS marcaram míseros 14 gols dos 106 marcados pelo Palmeiras em 2019. Com atuações ruins (por comportamento dentro e fora de campo da parte do camisa 16) ambos foram ‘perseguidos’ pelos torcedores nas redes sociais. Entretanto, nessa trajetória qual dois dois nomes teve uma passagem melhor no Verdão, o brasileiro ou o colombiano?

BORJA

Depois de um ótimo semestre em 2016 na Libertadores pelo Atlético Nacional, Miguel Borja chegou ao Palmeiras, como o jogador mais caro do clube. Sendo assim, ali o Verdão, atual campeão brasileiro, se reforçava ainda mais, contratando o centroavante eleito o melhor jogador da América do Sul. Consequentemente, criou-se grandes expectativas em finalmente conquistar ‘a taça Libertadores obsessão’, afinal, o Palestra trouxe também Alejandro Guerra, considerado o terceiro melhor da América naquele ano, enquanto Gabriel Jesus, o segundo, já estava vendido ao Manchester City.

Os fanáticos palmeirenses fizeram uma excelente recepção dentro do ‘aeroporco’ ao colombiano. E aí logo na estreia contra a Ferroviária, depois de sair do banco de reservas, Borja da uma bela arrancada, rouba a bola do adversário, toca para o Dudu e recebe de volta. Assim, com dois toques na bola, o até então camisa 12 fez um belo gol, e o pensamento foi “chegou o nosso centroavante”…

DEYVERSON

No segundo semestre de 2017, a pedido de Cuca, que havia retornado ao clube, Deyverson assinou um contrato de cinco anos com o Palmeiras. E, embora já houvesse marcado gol no Barcelona e Real Madrid, o atacante chegava como um desconhecido, depois de um grande investimento. Mas o atual técnico valorizou sua chegada dizendo “esse é o perfil de jogador que a gente buscava”, além disso afirmou que poderia jogar junto ao lado de Borja (?).

Meses depois, com a chegada de Felipão, Deyverson caiu nas graças do maior técnico do clube, e apesar de seus problemas de comportamento foi o titular por boa parte com Scollari. Em um momento, o camisa 16 chegou a ficar suspenso das três competições em que o Palmeiras disputava no momento por expulsões. Mais bizarro que isso é saber que o clube poderia vendê-lo por mais de 60 milhões para um clube chinês, mas isso não veio acontecer.

AFINAL, QUEM FOI MELHOR NO PALMEIRAS?

Fato é que ambos saíram ‘pelas portas do fundo’, com uma imagem negativa, embora Borja acredita que sua passagem foi boa no Palmeiras. Mas por toda a expectativa criada, pelo alto investimento e o baixo rendimento em campo, sua passagem esteve longe de ser positiva.

No único título conquistado pelos dois atacantes no clube – Brasileirão de 2018 – Deyverson foi o mais importante. Afinal, o ‘menino maluquinho’ gerou 21 pontos ao time alviverde, onde a equipe saiu de 7º para 1º lugar na tabela, conquistando seu 10º título Brasileiro. Borja foi artilheiro de duas edições de Campeonato Paulista e uma na Libertadores – quase se tornou o maior goleador do clube na competição – mas não veio a conquistar nenhum.

Neste momento, Miguel está no Junior Barranquilla da Colômbia, enquanto Deyverson no Getafe da Espanha, coincidentemente, os mesmos destinos antes de vestirem verde. A passagem de ambos não deixará saudade, mas na comparação com Borja, o camisa 16 leva a melhor.

+ Palmeiras