GeralFifa autoriza mudança no regulamento do futebol até dezembro. Veja o que...

Fifa autoriza mudança no regulamento do futebol até dezembro. Veja o que muda!

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

O futebol sofrerá algumas mudanças em 2020 por conta da epidemia do novo coronavírus. A volta do esporte está sendo gradual no mundo e ainda não existe qualquer prazo confirmado. Nesta sexta-feira, a Fifa confirmou mudança importante no regulamento da disputa dentro do campo.

Aprovado pela International Board (IFAB), os times agora poderão realizar cinco substituições. O principal objetivo da nova regra é preservar a questão física dos jogadores, que ainda estão parados ou fazendo exercícios reduzidos em suas casas.

A medida perdurará até o final do ano. As entidades podem ou não adotar. A Conmebol, que organiza a Libertadores, ainda estuda a possibilidade e garante que foi pega de surpresa com a informação.

Cinco substituições? E a cera?

Uma preocupação bastante justificável é o uso das trocas como fator de ganho de tempo. Não é raro ver times enrolando nas substituições para jogar o tempo e chegar à vitória com mais facilidade.

Para evitar a famosa cera, a Fifa estipulou que os times poderão fazer as trocas em três janelas. Ou seja, duas substituições terão que envolver dois atletas. Exemplificando: poderá fazer cinco substituições, sendo duas trocas com dois atletas e uma troca com somente um atleta.

VAR virou opção

Os campeonatos que já se iniciaram ou não, e que terminarão até dezembro de 2020, poderão abandonar o uso do VAR (árbitro de vídeo) se assim preferirem. Será outra medida para evitar aglomeração e mais funcionários trabalhando em dia de jogo. Além disso, sem VAR, os custos para realização de uma partida são menores.

LEIA MAIS:
Destaque na Suíça, Arthur Cabral será vendido ao Basel; Palmeiras encaminhou acerto
Maior gastador? Palmeiras não concorda com números e rebate estudo

Publicidade

+ Palmeiras