Blog do Thiago LopesDudu foi bem jogando como um '10'?

Dudu foi bem jogando como um ’10’?

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Ao que tudo indica Dudu deixará o Palmeiras após cinco temporadas e meia. A princípio, o craque do Verdão iria ao Al-Duhail, do Catar, por aproximadamente 76,7 milhões de reais. Entretanto, no momento se fala em um possível saída por empréstimo de um ano. Contudo, o baixola segue dividindo os corações dos palmeirenses sobre sua possível saída do clube. Sendo assim, vamos relembras as últimas atuações do camisa 7 que passou a jogar com um 10.

Caso de fato seja emprestado, Dudu sairia por R$ 41,3 milhões, e no final do vínculo o clube asiático desembolsaria outros 7 milhões de euros (6 milhões mais um de bônus) para comprar em definitivo 80% dos direitos do jogador. Dessa forma, os 20% restantes ficariam com o Palmeiras para uma futura venda.

Três títulos nacionais pelo Palmeiras

Muitos torcedores, tanto do clube, quanto de fora, criticam Dudu por em alguns momentos se omitir nas cobranças de pênaltis, entre outras situações. Mas, certamente, o camisa 7 é o grande jogador do clube alviverde não só na década, como no século. Isso é fato.

Na conquista da Copa do Brasil, o baixola chegou a distribuir três passes para gols e marcou outros três, dois foram na final contra o Santos. Já no enea, foram 16 participações diretas em gols, enquanto no deca chegou a 21, ou seja, 13 gols e 34 assistências nas últimas duas conquistas de Campeonato Brasileiro. Isso levando apenas números concretos, além de participações indiretas e outras situações.

Portanto, não é nenhum absurdo dizer que o Palmeiras não venceria os últimos três títulos nacionais sem Dudu no time, como dificilmente seria sem Fernando Prass em 2015.

Dudu jogando como 10

O Palmeiras fez, até a paralisação, 12 jogos oficiais na temporada. Destes, Dudu esteve presente em 10. Ao todo, foram sete vitórias, quatro empates e uma derrota, onde a equipe marcou 20 gols e sofreu seis. Onde, de certa forma, levando em conta as participações indiretas, que seria o 3º passe, o baixola participou de 50% dos tentos marcados. Diretamente foram dois gols e duas assistências.

Depois da chegada de Rony, Vanderlei se viu numa situação onde deveria aproveitar a principal contratação da equipe. Dessa forma, sabendo que jamais poderia abrir mão de Dudu, de Willian Bigode que estava numa ótima sequência e da importância tática e técnica de Luiz Adriano… Luxemburgo optou em colocar o camisa 11 pelo lado, por onde consegue, assim como Dudu, criar jogadas e sair em velocidade.

Portanto, tendo em vista que a posição de um meia armador é a grande baixa da equipe, o camisa 7 passou a jogar mais centralizado. E o resultado foi positivo, ao menos para esse que vos escreve, uma vez que, em campo, o quarteto ofensivo pôde apresentar bons momentos. De muita velocidade, principalmente em contra-ataques, aproximação e qualidade técnica.

Por outro lado, o grande problema seria na dupla de volantes, que teria que preencher mais espaços, afinal, Dudu não tem características de recomposição defensiva, como tinha Roger Guedes, por exemplo. E essa intensidade necessária com Bruno Henrique e Ramires, como Luxemburgo mostrou que gostaria de ver, não seria o mais apropriado.

#FICADUDU

Em 2020 Dudu realizou 916 minutos em campo, e como já mencionado, participando de 50% dos gols do Verdão até a paralisação. Certamente, iria se aprimorar jogando no meio de campo, porque qualidade técnica e visão de jogo ele tem. Afinal, o faro de gol nunca esteve em alta, embora tenha sido o artilheiro da equipe em 2019.

Mas até por questões extracampo pode, de fato, realmente querer deixar o Palmeiras. O que resultaria numa grande incógnita para o rumo do clube sem o seu principal jogador nos últimos cinco anos, por qual realizou 300 partidas 70 gols e inúmeras assistências. 

E para você torcedor palmeirense, o que projetar do Verdão sem Dudu? Vale ressaltar que o clube não pretende ir ao mercado suprir a ausência do camisa 7, caso de fato venha a deixar o Palmeiras.

https://www.instagram.com/p/CCD9rAVFVIO/
Publicidade

+ Palmeiras