Blog do Thiago LopesRelembre os 10 jogos do Palmeiras no Paulistão antes da paralisação

Relembre os 10 jogos do Palmeiras no Paulistão antes da paralisação

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Como antecipado pela Federação Paulista de Futebol, “o estadual deste ano será mantido e concluído em campo”. Sendo assim, no início da tarde desta quarta-feira (8), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que o Paulistão está autorizado para retornar no dia 22 de julho. Portanto, vamos relembrar 10 jogos do Palmeiras sob comando de Vanderlei Luxemburgo até a paralisação no Paulistão 2020.

Palmeiras estreia com goleada

Em 22 de janeiro, o Verdão fez sua estreia no Paulistão diante do Ituano e conquistou uma grande vitória. Naquela oportunidade, o Palmeiras venceu a partida por 4 x 0, com domínio total. Entretanto, depois de um 1º tempo sem grandes destaques, Marcos Rocha, Lucas Lima, Zé Rafael, de letra, e Willian Bigode foram as redes, conquistando um ótimo resultado. Inclusive, o gol do camisa 20 chegou ao story do artista Snopp Dog, algo bem inusitado.

Na rodada seguida houve o choque-rei. Embora a posse de bola tenha ficado em boa parte do duelo com o São Paulo, o Palmeiras obteve as melhores oportunidades de marcar, mas o placar terminou empatado em 0 x 0. Em contrapartida, Ramires foi um dos destaques daquele encontro, certamente, até aqui, a melhor partida de sua passagem com o manto alviverde.

Um novo 4 x 0 e a 1ª e única derrota

Já diante da torcida no ‘poercoembu’, o Palmeiras recebeu o Oeste e goleou a equipe de Barueri, com destaque para Willian Bigode. O camisa 29 não só foi o capitão da equipe, como brilhou marcando três vezes. Ali, se firmando no time titular de Luxemburgo. Afinal, vale ressaltar que o atacante vinha entrando somente no 2º tempo nas rodadas anteriores.

Mas, por outro lado, jogando fora de casa, no Nabi Abi Chedid, o Verdão conheceu a sua primeira e única derrota no ano. O Bragantino querendo mostrar sua força foi com tudo pra cima do Palmeiras que, de certa forma, esteve longe de fazer um bom jogo. E como de costume, o primeiro tempo foi lastimável. Tanto que os anfitriões chegaram a finalizar 12 vezes contra a meta de Weverton.

Consequentemente, a equipe veio a sofrer 2 x 0. Então, o grande problema veio à tona: sair atrás do placar, ainda mais por uma diferença de dois gols… Dudu até chegou a diminuir marcando de pênalti, mas a derrota já era certa, e pelo futebol apresentando, até justa.

A continuidade sem regularidade

Depois disso, o Palmeiras voltou a acumular jogos ruins, como, por exemplo, a vitória magra contra a Ponte Preta fora de casa, gol de Willian. Por sinal, Dudu foi expulso e, consequentemente, veio a ser desfalque da equipe no jogo de estreia do novo gramado do Allianz Parque. Então um susto. Rafael Silva chegou a abrir o placar no início da etapa final, no vacilo de Gustavo Gómez. Mas o próprio zagueiro igualou o jogo, de cabeça, após escanteio cobrado por Gabriel Menino. Poucos minutos depois Veiga e Luiz Adriano concretizaram a vitória, para alívio de todos os palmeirenses.

Daí em diante, os comandados de Luxemburgo ficaram em baixa no Paulistão. Apenas 1 x 0 no Guarani em casa, no jogo 300 de Dudu. Empate sem gols contra o Santos, em um jogo completamente aberto. Um novo empate em 1 x 1 contra a Ferroviária, também no Allianz Parque e, por fim, o 0 x 0 contra a Inter de Limeira, fora de casa. Por sinal, jogando boa parte da segunda etapa com um jogador a mais e não soube aproveitar. Por fim, Marcos Rocha foi expulso nos últimos minutos e é desfalque certo para o próximo jogo, diante do Corinthians.

Situação na tabela

O Palmeiras paralisou em 2º lugar no Grupo B, com os mesmos 19 pontos do Santo André, líder pelo critério de mais vitórias, o Verdão tem cinco. O Grêmio Novorizontino vem logo atrás com 16 pontos, enquanto o Botafogo-SP é o lanterna com 8.

Portanto, se a Palestra vir a derrotar o Corinthians na próxima rodada na retomada do Paulistão, além de assegurar a classificação para o mata-mata (convenhamos, obrigação), elimina o maior rival ainda na fase de grupos. Contudo, na 12ª rodada, o Palmeiras encerra a primeira fase contra o Água Santa, no Allianz Parque.

Dúvidas no time titular

Ao que tudo indicada, Dudu está de saída, já não é novidade para ninguém. Além disso, também se fala em Raphael Veiga e Scarpa deixarem o Palmeiras. Enquanto Victor Luís é o mais próximo de ser emprestado – novamente ao Botafogo.

Com a saída do principal jogadores do clube nos últimos cinco anos, não há como prever algo positivo, muito menos neste momento cheio de incógnitas. O tom adotado pela diretoria é que não irá ao mercado em buscar de suprir essa ausência, acreditando que o futuro possa vir ou estar na base.

Talvez nem o próprio Luxemburgo saiba como definir seus 11 titulares. Nos últimos jogos adotou um time com Dudu jogando pelo meio, centralizado, 4-2-1-3. A linha defensiva podemos dizer que sim, com Vitor Hugo procurando seu espaço. Já o meio campo pode contar com Bruno Henrique e Ramires, talvez Zé Rafael, ou até mesmo com Gabriel Menino e Patrick de Paula, que surpreenderam em campo.

Com Dudu de fato saindo, o trio de ataque certamente será o mesmo, com Rony, Luiz Adriano e Willian Bigode. A saber quem seria o armador dessa equipe, tendo em vista que Lucas Lima, Raphael Veiga e Scarpa ainda não se provaram com a camisa do Palmeiras.

Fato é que todos os palmeirenses querem assistir a equipe no sábado, dia 8 de agosto, e comemorar mais um estadual, depois de 12 anos..

Publicidade

+ Palmeiras