FutebolSem Viña, chegou a hora de Lucas Esteves ter uma oportunidade

Sem Viña, chegou a hora de Lucas Esteves ter uma oportunidade

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

É impressionante a passagem de Diogo Barbosa no Palmeiras. Não pelo seu futebol em campo, mas pela forma em que, de alguma forma, segue sendo titular da equipe, seja com Roger Machado, Felipão, Mano Menezes e Luxemburgo. Sim, é questão de tempo para o uruguaio Matías Viña engrenar com a camisa do Verdão, mas nestes últimos jogos, mais uma vez ficou nítido o problema pela lateral esquerda. E fica claro que Lucas Esteves merece oportunidades.

Viña foi muito bem contra o Corinthians durante os 18 minutos até levar a pior na disputa pelo alto onde acabou chocando com Patrick de Paula. Além ser bom defensivamente, características de um bom uruguaio e argentino, o lateral esquerdo fazia uma boa atuação chegando no ataque em disputas com Fagner. Até que foi obrigado a deixar o campo.

Sem Victor Luís, que foi emprestado para o Botafogo, estavam Diogo Barbosa e Lucas Esteves a disposição de Luxemburgo que, até por experiência, tendo em vista o tamanho do jogo, optou pelo ex-Cruzeiro. Por falar nisso, o camisa 6 está longe de ser o lateral que jogava com a camisa do clube mineiro, onde chegou a eliminar o Palmeiras com gol de cabeça na Copa do Brasil de 2017…

O próprio Vanderlei Luxemburgo falou em duas oportunidades sobre as falhas constantes de Diogo Barbosa. Inclusive, me lembro muito bem do jogo contra o Flamengo, no Allianz Parque, em 2019, onde a torcida ficou enlouquecida com a péssima atuação do lateral.

Naquele momento, depois de ser confirmado as saídas de Alexandre Mattos e Mano Menezes, com uma certa firmeza de Galiotte sobre o elenco, dizendo que haveria uma reformulação, apostaria tranquilamente que Diogo Barbosa deveria estar entre os primeiros nomes.

Enfim, mas passam os meses e Diogo Barbosa segue sendo titular de um dos clubes mais forte do Brasil sem provar nada. Inclusive, está prestes já de alcançar a marca de 100 jogos pelo Verdão.

Na partida contra a Ponte Preta, enquanto ainda estava 0 x 0, virou uma bola para o Felipe Melo sem olhar e quase comprometeu a equipe com um passe perigoso. Por sorte, o jogador não soube aproveitar a oportunidade. Em outro lance, já no segundo tempo, na oportunidade mais clara de gol da Macaca, em contra-ataque, quando Roger quase empatou de carrinho em 1 x 1, Diogo Barbosa observava seus companheiros de defesa pouco antes do meio de campo. Zero comprometimento.

Com tudo isso, quem deve mesmo ter uma oportunidade é Lucas Esteves, uma das grandes promessas da base do Palmeiras. Ele que renovou seu contrato em 2019 por mais cinco temporadas. Ano em que recebeu a única (e patética) oportunidade de atuar com a equipe profissional, ainda sob comando de Felipão. Foi contra a Ponte Preta, no último jogo da fase de grupos do Paulistão, quando jogou por quatro minutos…

Neste momento, vendo como Gabriel Menino e Patrick de Paula já deram certo, sabendo o potencial de Gabriel Veron, podendo ganhar mais com o que Wesley tem a oferecer, não restam dúvidas de que Lucas Esteves merece oportunidades na equipe profissional, ainda mais com Diogo Barbosa, sendo ‘inquestionável’ pelos técnicos, sendo que não faz bons jogos há muito tempo.

Afinal, de que adianta não utilizar o jogador, nem negocia-lo com outra equipe?

Em 2020 Esteves ficou apenas seis jogos no banco, por nove vezes sequer foi convocado para os jogos.

+ Palmeiras