FutebolPalmeiras: Mattos se defende de críticas sobre garotos da base e revela:...

Palmeiras: Mattos se defende de críticas sobre garotos da base e revela: “tudo foi feito sob minha gestão”

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Alexandre Mattos comandou o futebol do Palmeiras entre 2015 e 2019. Foram contratados mais de cem atletas nesse período e as categorias de base foi pouco usada. A exceção foi Gabriel Jesus, que ganhou espaços com o técnico Oswaldo de Oliveira e foi vendido para o Manchester City.

2020 começou de uma forma diferente no Verdão. Sem Mattos e sem gastar muito, o clube, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, revelou pelo menos quatro jovens: Gabriel Menino, Patrick de Paula, Wesley e Danilo. Patrick de Paula já atrai olhares do exterior e se mostra um jogador bem diferente. Menino já tem sondagens do exterior, assim como Wesley.

Em entrevista, Mattos rebateu as críticas e afirmou que os garotos foram “revelados” na sua gestão, mas foram os treinadores que resolveram não utilizá-los.

“O Palmeiras passou anos de sua história sem ter excelência e sem dar relevância às categorias de base. Esses meninos não chegaram hoje. A categoria de base foi construída na minha sala, comigo, com João Paulo (Sampaio, coordenador das categorias de base), com o Cícero (Souza, gerente de futebol). Isto foi montado. As pessoas não entendem que quem coloca para jogar é treinador e comissão técnica. Eles que veem se está pronto ou não. Eu tenho a gestão e que criar os garotos, que não tinham”, disse.

“A base foi formatada nestes cinco anos. Ninguém está mais alegre de ver o Patrick (de Paula), (Gabriel) Menino e Veron do que eu. Foi feito sob a minha gestão. Mas colocar para jogar não é com o diretor de futebol. Os jogadores ficaram um ano, um ano e meio trabalhando com o profissional, crescendo. Era outro momento. Mas quando você está levando pancada de todo lado, a lógica é: foi criado um projeto de categoria de base, quebramos paradigmas, fizemos investimentos, para não jogar? Que loucura é essa? Não tem louco aqui. Temos de aplaudir o Luxemburgo que entendeu que os meninos poderiam jogar agora”, afirmou.

Mesmo com fortes investimentos em 2019, o Palmeiras passou o ano sem conquistas. Mattos e Felipão caíram, assim como Mano Menezes. Luxemburgo iniciou o planejamento em dezembro e conquistou o Campeonato Paulista, além de duas vitórias na Libertadores e nove jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro.

Publicidade

+ Palmeiras