FutebolAdeus, CBF! Clubes da Série A concordam em criar nova liga e...

Adeus, CBF! Clubes da Série A concordam em criar nova liga e Brasileirão pode trocar de comando

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, dezenove clubes da Série A do Campeonato Brasileiro concordaram em criar uma liga para organizar a disputa do Campeonato Brasileiro. Apenas o Sport ficou de fora, mas porque o seu atual presidente resolveu se afastar do poder e não tem prazo confirmado para novas eleições. O clube pernambucano deve votar a favor do movimento.

O documento assinado foi entregue para para a diretoria da CBF. A ideia embrionária surgiu após Rogério Caboclo, presidente da entidade, ser afastado do cargo máximo por denúncias de assédio sexual.

Além disso, os clubes já estavam descontentes com a centralização de poder na CBF. Grande parte das decisões no futebol brasileiro são tomadas envolvendo as federações estaduais, não permitindo maior envolvimento dos times.

+ Palmeiras treina no Paraguai com retorno de três atletas importantes

O problema maior que será enfrentado é que são as federações estaduais que tem um peso maior na votação para instituir a nova liga. Segundo o artigo 24, é necessário ter aprovação por meio de Assembleia Geral Administrativa.

Confira a íntegra do documento entregue à CBF nesta tarde:

Íntegra do documento entregue pelos 19 clubes à CBF:

“Por unanimidade dos presentes, 19 Clubes da Série A do Futebol Brasileiro – em razão de diversos acontecimentos que vêm se acumulando ao longo dos anos e que revelam um distanciamento total e absoluto entre os anseios dos clubes que dão suporte ao futebol profissional brasileiro e a forma como que é gerida a CBF – reunidos nesta data, decidiram adotar postulações e resoluções na forma abaixo elencada:

1. Requerer a imediata alteração estatutária que consagre uma maior participação dos Clubes nas decisões institucionais e na gestão da CBF, admitindo-se os clubes como filiados desta entidade;

2. Dentre os itens desta alteração estatutária, necessariamente deve ser incluída a votação igualitária nas eleições para escolha do Presidente e Vice-Presidentes da CBF, sendo certo que Federações e Clubes das Séries A e B terão seus votos contados de forma unitária e com o mesmo peso entre si;

3. Ainda no que se refere à alteração estatutária, inclui-se o fim dos requisitos mínimos para inscrição nas chapas concorrentes à eleição desta entidade, abolindo-se a necessidade de apoio de 8 (oito) federações e 5 (cinco) Clubes, permitindo-se o lançamento de chapas que tenham o apoio expresso de, ao menos, 13 eleitores independente de serem clubes ou federações;

4. Comunicar a decisão da criação imediata de uma Liga de futebol no Brasil, que será fundada com a maior brevidade possível e que passará a organizar e desenvolver economicamente o Campeonato Brasileiro de Futebol. Além dos Clubes signatários, os Clubes da Série B serão convidados a integrara a Liga.

Os clubes adotarão medidas efetivas para consumar a sua associação, para, de forma organizada, exercerem a administração do futebol brasileiro e do seu calendário.”

+ Siga o Palmeiras Online no Twitter
+ Siga o Palmeiras Online no Facebook
+ Inscreva-se no canal Palmeiras Online no Youtube
+ Ouça o PodCast do Palmeiras Online

+ Participe do canal do Palmeiras Online no Telegram

+ Palmeiras