FutebolElenco do Palmeiras: Melhorou ou "enfraqueceu" para 2022?

Elenco do Palmeiras: Melhorou ou “enfraqueceu” para 2022?

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

O “centroavante” foi a grande pedida do torcedor palmeirense para a temporada de 2022. No entanto, até o momento nada foi concretizado. Lucas Alario foi o nome mais próximo, mas sem acordo.

O “barulho” por um novo camisa 9, ou melhor, por um jogador de renome para a posição, fez até a pedida por um lateral-direito ser praticamente inexistente desde o início do novo ano.

Com a situação de momento, o palmeirense “inquieto” terá de se contentar com a realidade do atual elenco, que se desfez de jogadores importantes na história recente do clube, enquanto passou a ter as chegadas de outros atletas, por sinal, questionadas por parte da torcida alviverde.

Mas, afinal, o elenco do Palmeiras está melhor para a nova temporada de 2022 ou enfraqueceu, devido as saídas de alguns nomes?

Até o momento, o Palmeiras já acertou as saídas do goleiro Jailson (40), Felipe Melo (38), Willian Bigode (35), Victor Luis (28), Danilo Barbosa (25), e Matheus Fernandes (23), prestes a ser anunciado pelo Athletico-PR.

Luiz Adriano (34), a princípio, não faz parte dos planos de Abel Ferreira para 2022. Entretanto, ele ainda pertence ao Palmeiras e não foi negociado com outro clube. Lucas Lima (31), por outro lado, permanecerá no Fortaleza e enfim não terá mais vínculo com o Verdão a partir de 2023.

De todas as saídas, a mais lamentada certamente foi a de Felipe Melo, justamente por suas atuações em jogos importantes ao longo da última temporada. Outros ainda acreditavam que Willian Bigode poderia acrescentar mais, mas sem espaço com Abel, o mesmo foi quem solicitou a rescisão contratual para acertar com o Fluminense – ele ficou de fora da lista de relacionados da final da Libertadores.

Em contrapartida, o Palmeiras anunciou as chegadas de cinco jogadores até o momento, com uma média de idade de 26 anos, seis a menos em comparação aos que saíram (32).

Dos reforços, apenas o goleiro Marcelo Lomba tem idade superior aos 30 anos (tem 35). Coincidentemente, é quem firmou contrato pelo menor período, de apenas uma temporada. Assim como o volante Jailson (26), mas esse se dá pelo fato de chegar ao Verdão com mais de um ano sem atuar em uma partida oficial.

Os outros três nomes, o zagueiro Murilo (24), o meio-campista Eduard Atuesta (24) e o centroavante Rafael Navarro (21) acertaram vínculo válido até 2026 com o Palmeiras. São as três principais “apostas” da diretoria até o momento.

Veja os reforços e saídas para a temporada do Palmeiras em 2022:

ChegaramSaíram
Marcelo Lomba (goleiro)Jailson (Goleiro)
Victor Luís (Lateral-esquerdo)
Murilo (zagueiro)*Matheus Fernandes (volante)
Jailson (volante)Danilo Barbosa (volante)
Eduard Atuesta (meio-campista)Felipe Melo (volante)
Willian Bigode (atacante)
Rafael Navarro (centroavante)**Luiz Adriano (centroavante)

*Ainda não foi anunciado pelo Athletico-PR (por empréstimo)

**Ainda pertence ao Palmeiras, mas não faz parte dos planos para 2022

Elenco melhorou ou enfraqueceu? – Opinião:

Concordo com parte da torcida quanto as contratações, pois elas são, sim, questionáveis.

Dentre os principais nomes anunciados, Atuesta atuava na MLS, um campeonato de nível inferior ao do futebol brasileiro, e diante de um calendário completamente diferente.

Mas vale destacar que o colombiano claramente é acima da média em qualidade técnica (lembra muito a visão de jogo do El Mago Valdivia, em seus melhores momentos).

O zagueiro Murilo, por outro lado, teve um início promissor no Cruzeiro, mas ainda por lá passou a ter oscilações e não foi diferente no Lokomotiv, da Rússia, onde sofreu com lesões ao longo de 2021.

Rafael Navarro, por outro lado, parece ser um bom jogador e pelos moldes do negócio, foi uma boa alternativa de mercado. No entanto, de momento, não chega para suprir a necessidade de um centroavante que o Palmeiras precisa. Ele se destacou pelo Botafogo atuando na Série B.

O Palmeiras parece ter tido uma estratégia de repor as saídas do elenco. Saiu Jailson, chegou Lomba (um goleiro experiente por outro). Saiu Felipe Melo, trouxe Atuesta. Saiu Danilo Barbosa, trouxe Jailson. Saiu Willian Bigode, chegou Navarro.

Com as classificações de cada jogador anunciado já citado acima, sendo as três principais contratações questionáveis, além de Lomba e Jailson, o Palmeiras claramente não trouxe reforços a altura de um time atual bi-tricampeão da América.

Talvez, pelo mesmo motivo, a diretoria tenha entendido que o clube pode se dar ao luxo de não ter a necessidade de trazer grandes nomes, e sim manter seus principais jogadores e administrar o caixa financeiro, para colher ainda mais frutos no futuro.

O torcedor, claro, quer ter um time superior ao dos rivais e seguir sendo campeão, como o desejo de conquistar o Mundial de Clubes. Mas não conhece todo o contexto envolvido, parece simples para o atual bi-tricampeão da América, mas não é.

Particularmente, gostaria de ver a chegada de um novo lateral-direito (Giovanni González) e do tal centroavante (Lucas Alario seria o melhor negócio), mas também não acho que é tão necessário como parece ser, vendo comentários de outros palmeirenses por aí…

E sobre o elenco de 2021 e 2022, acredito que se mantém o mesmo. Lamentei apenas a saída do Felipe Melo, mas entendo o raciocínio da diretoria – vale lembrar que o ex-camisa 30 ficou boa parte da temporada de 2020 fora por lesão e não atuou na reta final de 2021 pelo mesmo motivo.

Willian Bigode nunca foi unanimidade para Abel e era apenas “mais um” já há algum tempo e pouco era utilizado. Entre ter Jailson e Lomba, preferia o Jailsão da Massa, pois não vejo superioridade do ex-Inter ao goleiro de 40 anos, apesar de cinco anos mais novo.

Victor Luís já não tinha mais espaço, Danilo Barbosa não fará falta, Matheus Fernandes é um bom negócio por empréstimo, e Luiz Adriano não me pareceu estar afim de repetir a temporada de 2020, e não deveria permanecer pelo comportamento negativo com o seu próprio torcedor.

Lucas Lima e Borja foram as piores contratações do Palmeiras nos últimos anos, incluindo Carlos Eduardo na lista, então “a melhor coisa a se fazer era se desfazer” da dupla.

+ Siga o Palmeiras Online no Twitter
+ Siga o Palmeiras Online no Facebook
+ Inscreva-se no canal Palmeiras Online no Youtube
+ Participe do canal do Palmeiras Online no Telegram

+ Palmeiras