GeralHistória: Há 71 anos, Palmeiras se sagrava Campeão Mundial

História: Há 71 anos, Palmeiras se sagrava Campeão Mundial

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Foi no Maracanã, diante de mais de 120 mil palmeirenses, que no dia 22 de julho de 1951, uma tarde de domingo, o Palmeiras se sagrou Campeão Mundial. Naquela data, há exatos 71 anos, o Brasil e o mundo conheciam o primeiro campeão do mundo, um dos títulos mais importantes da Sociedade Esportiva Palmeiras e do Brasil.

Naquele dia, o Palmeiras empatou a Juventus-ITA e, por ter vencido a primeira partida, conquistou o Torneio Internacional de Clubes Campeões, nome dado à primeira versão do Mundial de Clubes. O cenário do futebol brasileiro era de tristeza pela perda da Copa do Mundo de 1950 e o Palmeiras alcançou o objetivo do torneio, resgatar o orgulho após derrota histórica da Seleção Brasileira e mostrar a força do futebol nacional.

Na época, manchetes de todos os jornais enalteceram o título conquistado pelo Palmeiras, como o jornal O Globo com a chamada “Campeão dos Campeões do Mundo!”, e o tradicional periódico paulista, a Gazeta Esportiva, que noticiou a vitória alviverde com: “Palmeiras campeão do mundo!”.

Vale aqui destacar a importância do técnico que estava à frente do Palmeiras, em 1951, Ventura Cambon. Segundo Miro Moraes, historiador do Departamento de Acervo Histórico do Palmeiras, “ele é sempre lembrado por aquela gigantesca conquista, que, sem dúvida alguma, é motivo de muito orgulho. Mas quem conhece a história dele, ou os poucos que ainda estão em vida e tiveram a oportunidade de acompanhar a sua trajetória, sabem que ele foi muito, muito mais do que o técnico do Mundial de 1951. Ventura Cambon viveu Palmeiras do dia em que chegou ao clube até o último suspiro”.

Cambon, técnico da SE Palmeiras, na conquista do Mundial de 1951. (Foto: Acervo Histórico)

Cambon chegou ao Palestra Itália como atleta em 1930 e foi funcionário do clube até morrer, em 1957. Até hoje ele é o treinador que acumula mais passagens no Palmeiras. O uruguaio comandou a equipe principal em 15 momentos diferentes, totalizando 305 jogos.

Atualmente, a conquista do Mundial de 1951 é muito celebrada e valorizada pelo Palmeiras. A conquista esta eternizada no símbolo palmeirense e, desde 2017, na gestão de Maurício Galiotte, o clube decidiu utilizar uma estrela vermelha acima do seu escudo em homenagem à conquista de 1951.

O troféu do primeiro Campeão Mundial fica, atualmente, exposto na Sala de Troféus do clube, junto com acervo de peças e jornais da época retratando a conquista.

A Sala de Troféus do Palmeiras fica localizada no primeiro andar do Allianz Parque e conta com mais de 4.500 taças em exposição.

+ De saída? Mais um atacante pode deixar o Palmeiras

+ Endrick assina primeiro contrato profissional e já pode jogar pelo Palmeiras

+ Palmeiras