Atlético-PR, Coritiba e Palmeiras foram os clubes mais prejudicados no Campeonato Brasileiro

Anderson Daronco
Anderson Daronco

Atlético-PR, Coritiba e Palmeiras foram os clubes mais prejudicados no Campeonato Brasileiro de 2017 de acordo com um levantamento feito pela própria CBF. A entidade lançou neste ano um setor no site para a análise dos lances polêmicos das rodadas, dividindo entre os erros e decisões acertadas dos árbitros.

Ao todo, foram 49 erros relatados. O Furacão lidera a lista com 6 lances, porém um deles, na partida contra a Chapecoense, na 31ª rodada, a jogada em questão foi um impedimento mal marcado que não resultou em jogada de perigo. Já Coritiba e Palmeiras aparecem com 5 erros cada, todos em situações importantes do jogo.

Os palmeirenses ainda podem pedir a inclusão de um sexto lance que não entrou na relação da CBF. No clássico contra o Corinthians, pela 32ª rodada, Romero abriu o placar em impedimento. Porém, o site da CBF só considerou o lance polêmico do dérbi a expulsão de Deyverson, jogada que foi citada como decisão acertada.

Dos 20 clubes que disputaram o Brasileirão neste ano, 17 aparecem na relação pelo menos uma vez. Depois da dupla paranaense e do Verdão, as maiores vítimas foram Botafogo, Cruzeiro e Vitória, cada um com 4 erros.

Os três clubes que não foram prejudicados em nenhum jogo, segundo a CBF, foram Fluminense, Santos e Ponte Preta. Por outro lado, analisando os mesmos lances, o Cruzeiro foi o mais beneficiado com 6 decisões equivocadas da arbitragem, seguido pelo campeão Corinthians, com 5.

Veja abaixo a lista completa dos erros:

Atlético-PR – 6
Coritiba – 5
Palmeiras – 5
Botafogo – 4
Cruzeiro – 4
Vitória – 4
Avaí – 3
Chapecoense – 3
Corinthians – 3
São Paulo – 3
Atlético-GO – 2
Sport – 2
Atlético-MG – 1
Bahia – 1
Flamengo – 1
Grêmio – 1
Vasco – 1