Guarani

    Guarani Futebol Clube (nascido como Guarany Foot-Ball Club) é uma agremiação esportiva brasileira, com sede na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo. Tem, como modalidade principal, o futebol. Foi fundado em 2 de abril de 1911 por alguns jovens de ascendência italiana e um jovem de ascendência alemã. O nome do clube é uma homenagem à obra-prima do compositor Carlos Gomes, Il Guarany.

    É conhecido popularmente como “Bugre” devido ao seu mascote. Manda suas partidas de futebol em seu estádio, o Brinco de Ouro, cuja capacidade é para 29 130 espectadores. Seu maior rival é a Ponte Preta, a partida entre as duas equipes é conhecida como Dérbi Campineiro. Esta rivalidade é tida como a maior, entre clubes do interior do Brasil.

    Uma das mais tradicionais equipes do interior de São Paulo, o Guarani conquistou, ao todo, 12 títulos campineiros entre as décadas de 1910 e 1950. No entanto, o clube viveria seus maiores momentos de glória entre a segunda metade da década de 1970 e ao longo da década de 1980. Sua maior conquista no futebol é o Campeonato Brasileiro de 1978, a primeira conquista nacional de primeira divisão de um clube de futebol do interior do Brasil, exceto a cidade de Santos, litorânea. O Bugre também conquistou o Campeonato Brasileiro Série B de 1981, foi por duas vezes finalista do Campeonato Brasileiro (em 1986 e 1987) e por outras duas do Campeonato Paulista (em 1988 e 2012). No plano internacional, a equipe campineira já participou por três vezes da Copa Libertadores da América, tendo feito sua melhor campanha na edição de 1979, quando alcançou a fase semifinal. Também participou da Copa Conmebol de 1995 e foi derrotado na primeira fase (oitavas-de-final), no placar agregado de 2 a 1, para o Atlético Mineiro.

    Em 2016, na edição do Campeonato Brasileiro da Série C, alcançou as semifinais, conseguiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro de 2017, chegando depois disso às finais contra o Boa Esporte, terminando como vice campeão. Teve uma das maiores viradas da história do futebol brasileiro nas semifinais contra o ABC de Natal, pois tendo perdido a primeira partida por 4 a 0, no segundo jogo precisando vencer por cinco gols de diferença para se classificar, fez mais, venceu por 6 a 0 em Campinas, chegando com isso à final.

    O Guarani retornou a divisão de elite do Campeonato Paulista em 2019, quando após chegar a final do Campeonato Paulista da Série A2, contra o Oeste, no Estádio Brinco de Ouro, venceu por 4 a 0 e sagrou-se campeão da edição de 2018. Com a conquista do título, o Guarani também habilitou-se para disputar a Copa do Brasil de 2019.

    Fonte: Wikipedia