Um mês de Cuca: festa da torcida, sequência negativa e medalhões no banco

Com pouco tempo para treinar, atual campeão brasileiro ainda trabalha para remontar o Palmeiras e fazer o time embalar. Duelo com o Fluminense, neste sábado, é considerado fundamental

Nesta sexta-feira, dia 9 de junho, o técnico Cuca completa um mês desde que voltou ao comando do Palmeiras. No período, o trabalho da comissão técnica vem se pautando na reconstrução de uma equipe competitiva em busca do equilíbrio na temporada.

Do dia 9 de maio para cá, porém, o treinador vem sofrendo para recolocar o time alviverde nos trilhos. É bem verdade que o Verdão avançou nos torneios mata-mata e se mantém entre os principais candidatos aos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil. Por outro lado, a fraca campanha da equipe no Campeonato Brasileiro – está a um passo da zona do rebaixamento, na 16ª posição – já faz o treinador conviver com a pressão e algumas críticas.

Veja os principais momentos que marcaram esse primeiro mês do retorno do treinador.

RETORNO IMPECÁVEL
A primeira partida de Cuca não poderia ter sido melhor. Festa em casa e goleada. E com direito à calça vinho no banco de reservas e nas arquibancadas da arena palmeirense. Dentro de campo, o Verdão goleou o Vasco por 4 a 0 e empolgou os torcedores. Era a volta perfeita do treinador ao campeão brasileiro.

SEQUÊNCIA NEGATIVA
Depois da goleada, da vitória sobre Atlético Tucumán e da classificação na Copa do Brasil, mesmo com a derrota para o Internacional, Cuca entrou em um inferno astral no Brasileirão. O Verdão chega ao duelo contra o Fluminense, neste sábado, às 16h, em casa, após quatro jogos sem vencer no campeonato – e sem marcar gols. No total, foram três vitórias e um empate, retrospecto semelhante ao do treinador em sua chegada, em 2016.

Quando assumiu o Palmeiras no ano passado, o treinador sofreu quatro derrotas consecutivas. Depois, porém, tudo se encaixou pelos lados da Academia de Futebol.

POUCO TEMPO PARA TREINAR
Uma das justificativas para o desempenho ruim do time neste primeiro mês de Cuca é o pouco tempo para treinar. Foram oito jogos no período.
No ano passado, Cuca teve três semanas entre a queda no Paulistão e o início do Brasileirão para ajustar o time. Desta vez, porém, assumiu o comando pouco antes da partida contra o Vasco e em meio a decisões importantes na Libertadores e na Copa do Brasil.

MEDALHÕES NO BANCO
Felipe Melo e Borja no banco? Se o torcedor palmeirense escutasse isso no começo do campeonato, acharia loucura (muitos ainda acham). Na visão de Cuca, porém, isso é perfeitamente normal. No empate em 0 a 0 contra o Atlético-MG, o volante e o atacante foram reservas.
Em Curitiba, no duelo seguinte, Felipe Melo retornou ao time e assumiu uma função mais ofensiva durante a primeira etapa. Já Borja foi ausência por causa da convocação para a seleção colombiana. Publicamente, o treinador pediu paciência aos torcedores e apoio aos torcedores. Mas é verdade também que ele ainda aguarda a chegada de mais reforços.

ESPIONAGEM?

Uma passagem que marcou este primeiro mês de Cuca foi a “acusação” de espionagem do São Paulo, de Rogério Ceni. No clássico válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, disputado no Morumbi, Tricolor e Verdão entraram em campo com três zagueiros, “espelhados”. Depois, o treinador alviverde diria ter estranhado a formação do adversário, habituado a jogar no 4-4-2 até então. “Aqueles prédios lá…”, disse o treinador, referindo-se aos condomínios próximos aos centros de treinamento dos rivais, que são vizinhos de muro. Porém, Cuca disse que tudo não havia passado de brincadeira… Será?

RECUPERAÇÃO
Após perder para o Internacional em Porto Alegre, mas avançar às quartas de final da Copa do Brasil, Cuca chamou a atenção ao falar que a equipe de 2016 era superior ao time atual. Dias depois, porém, voltou atrás e reforçou a confiança no trabalho com o elenco para recuperar o Palmeiras no Campeonato Brasileiro.

Na última quarta-feira, após ser derrotado pelo Coritiba por 1 a 0, Cuca estipulou a partida contra o Fluminense, neste sábado, como o limite para o Palmeiras iniciar a recuperação na competição. Chegou a hora de ver o campeão nacional embalar?