Caminho do Palmeiras: rivalidade com Boca, goleada histórica e campeão peruano

Verdão tem no currículo vitória de 6 a 1 sobre os argentinos na Libertadores.

Caminho do Palmeiras: rivalidade com Boca, goleada histórica e campeão peruano Caminho do Palmeiras: rivalidade com Boca, goleada histórica e campeão peruano

A torcida do Palmeiras terá a oportunidade de reviver a histórica rivalidade com o Boca Juniors em 2018. Com vitórias e derrotas marcantes contra os argentinos, o Verdão vai jogar a fase de grupos da Taça Libertadores do ano que vem no Grupo 8, que terá o adversário como cabeça de chave.

Após duas edições bem abaixo da expectativa, o discurso palmeirense é de diminuir qualquer pressão extra sobre o elenco e manter a evolução na competição. A ideia é destacar os grandes desafios contra os principais rivais da América do Sul para fortalecer o plantel alviverde.

A análise dos adversários do Verdão na Libertadores:

BOCA JUNIORS
Como terminou 2017 e como iniciará 2018
A temporada que se encerra em duas semanas foi de jejum para o Boca, que não disputou a Libertadores nem a Sul-Americana. A classificação para o torneio de 2018 foi conquistada com o título argentino na temporada 2016/2017, confirmado em junho. No torneio atual, é o líder da competição após 12 rodadas.

O time está sob o comando do técnico Guillermo Barros Schelotto, campeão da Libertadores de 2000 quando era atacante do time que enfrentou o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari. Um dos maiores ídolos da história recente do Boca, Tevez, que hoje atua no futebol chinês, sempre tem seu retorno ao clube especulado.

Destaque
Darío Benedetto, atacante de 27 anos, e o experiente volante Fernando Gago, de 31 anos, integram o plantel, mas ambos se recuperam de graves lesões no joelho. Nahitan Nández, que defendia o Peñarol no início do ano e foi suspenso pela Conmebol após a briga generalizada na partida contra o Palmeiras, é titular da equipe argentina.

Curiosidade
Em 1994, Palmeiras e Boca Juniors dividiram o grupo da Libertadores. E foi em São Paulo um dos capítulos mais especiais do clássico: goleada do Verdão por 6 a 1 (relembre no vídeo abaixo). Anos depois, porém, os argentinos descontaram no torneio sul-americano com vitórias na final de 2000 e na semifinal de 2001, ambas decididas nos pênaltis após quatro empates. O último encontro entre as equipes foi no amistoso que marcou a despedida do antigo estádio Palestra Italia, com vitória do Boca.

Em 1994, Palmeiras goleia Boca Juniors em 6 a 1 pela Libertadores
Estádio
A Bombonera é um dos estádios mais tradicionais do mundo. O local também recebeu a seleção argentina na penúltima rodada das eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O local é marcado pela pressão que a torcida exerce nos adversários. Às vezes até exagerando, como ocorreu em 2015, quando a equipe foi eliminada da Libertadores depois que torcedores jogaram gás de pimenta no túnel de acesso ao campo reservado aos jogadores do River Plate.

Na ocasião, a Conmebol puniu o clube com portões fechados em quatro jogos e quatro sem sua torcida fora de casa, decisão que acabou reduzida para duas partidas (uma como mandante e outra como visitante).

Logística da viagem
Uma viagem a Buenos Aires é uma das opções mais tranquilas para quem sai de São Paulo. São várias alternativas de voos diários, com duração de aproximadamente três horas e chegadas no aeroporto de Ezeiza, mais afastado do centro, ou no Aeroparque, dentro da cidade.

ALIANZA LIMA
Como terminou 2017 e como iniciará 2018
O Alianza Lima é o atual campeão peruano, conquistado pela equipe do técnico uruguaio Pablo Bengoechea no início de dezembro – o último título do clube no torneio havia sido em 2006. É o segundo maior vencedor do país, atrás somente do Universitário. Em 2017, disputou a Copa Sul-Americana, mas foi eliminado na primeira fase após um empate sem gols e uma derrota por 1 a 0 contra o Independiente, da Argentina.

Destaque
O goleiro Leao Butrón foi eleito o melhor jogador do Campeonato Peruano de 2017. A imprensa local, porém, especula uma possível transferência do atleta para o Real Garcilaso em 2018. O atleta de 40 anos foi convocado por Ricardo Gareca para algumas partidas das eliminatórias sul-americanas. O uruguaio Luís Aguiar, com 15 gols, foi o maior goleador da equipe no torneio.

Curiosidade
Jogadores conhecidos do futebol brasileiro vestiram a camisa do Alianza Lima, como o atacante Paolo Guerrero, hoje no Flamengo, e o meia Cristian Cueva, do rival São Paulo. Na história, o clube coleciona grandes nomes do esporte peruano, como Teófilo Cubillas, Claudio Pizarro e Jefferson Farfan.

Estádio
A casa do Alianza Lima é estádio Alejandro Villanueva, nome dado em homenagem a um ex-atacante do clube e considerado um dos maiores ídolos da história. Inaugurado em 1974, o local tem capacidade para receber cerca de 30 mil pessoas.

Logística da viagem
É outra cidade com muitos voos saindo de São Paulo. Mas as viagens são mais longas. As opções de viagens diretas e sem escalas duram cerca de cinco horas. A delegação do Palmeiras tem costume de fretar aviões nas viagens sul-americanas para facilitar a programação de treinamentos da equipe.

QUEM PODE VIR
Carabobo (VEN): estreou na Libertadores em 2017 e fará sua segunda participação. Terminou em terceiro no campeonato local e é conhecido como “Vinotinto Regional”, pela cor grená semelhante à da seleção da Venezuela.

Guaraní (PAR): algoz do Corinthians em 2015, o clube paraguaio não tem a força dos anos anteriores. Anunciou como técnico o ex-goleiro Sebastian Saja, que teve passagem pelo Grêmio em 2007. Será o primeiro trabalho dele na nova função.

Junior Barranquilla (COL): semifinalista da Sul-Americana – perdeu para o Flamengo – o Junior tem como principal jogador o atacante Teo Gutierrez. Espera o vencedor de Olimpia x Wanderers.

Olímpia (PAR): ídolo do clube, Roque Santa Cruz anunciou aposentadoria no fim da temporada. O atual vice-campeão paraguaio tem como principal destaque o meia Mendieta, que já passou pelo Palmeiras entre 2013 e 2014.

Montevideo Wanderers (URU): foi o 13º colocado entre 16 clubes na última edição do Torneio Clausura do Uruguai. É tratado como maior zebra entre os cinco. Pega o Olímpia logo de cara.