Verdão abre o placar com Mazinho, mas permite empate vascaíno. No final, pênalti claro não dado pelo juiz impediu primeira vitória palestrina no Brasileiro 2012.

Por Thiago Gomes

Em cinco jogos, o Verdão conquistou apenas dois pontos no Brasileiro 2012.  Neste domingo, diante do Vasco, em Barueri, o Palmeiras teve tudo para sair com a primeira vitória, mas esbarrou nos velhos erros: falta de armação e finalização.

O jogo

Felipão optou pela entrada de todos os títulares. E optou, também, pelo grande risco de ter alguém contundido. No início da partida, o técnico palmeirense disse para as emissoras de TV que o jogador pode se machucar tanto no treino quanto no jogo oficial. Logo no início, Luan fez boa jogada e cruzou. João Vitor, sozinho, furou e perdeu enorme chance de abrir o placar.

Na sequência, o Vasco assustou, mas Bruno fez excelente defesa no chute de Éder Luis. O Palmeiras continuava melhor do que o Vasco…e Luan acabou sentindo uma puxada na perna esquerda. Mazinho entrou e o time melhorou bastante do meio para frente.

Marcos Assunção também sentiu dores na coxa e acabou sendo substituído por Márcio Araújo. O resumo do primeiro foi a fortalecida zaga palmeirense, que não permitia nenhum tipo de reação do Vasco. Nem pelas laterais, nem pelo meio: Henrique, Maurício Ramos e Thiago Heleno reinaram absolutos, minando qualquer chance.

O segundo tempo começou mais movimentado. Felipe chegou pela lateral e tocou para Diego Souza, que furou bisonhamente. No contra ataque, Barcos fintou o zagueiro e tentou mandar por cima de Fernando Prass, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Melhor na partida, o Palmeiras abriu o placar: Cicinho viu Mazinho livre na lateral e passou. O atacante driblou Dedé com maestria e deu um indefensável chute cruzado, abrindo o placar: 1 a  e golaço palmeirense em Barueri.

Na frente, o Palmeiras parou de jogar e não quis mais saber de jogo. Entregou as ações para o time carioca, que agradeceu. Em bobeada de Juninho no meio, Juninho Pernambucano saiu em disparada e errou na finalização. Era o prenúncio de que o time carioca empataria.

Depois de controlar o jogo novamente, o Vasco empatou: a bola aparentemente tocou na mão de Henrique, perto da linha da grande área. Juninho bateu bem e marcou: 1 a 0. O goleiro Bruno não armou direito a barreira, e aí ficou fácil para o carioca empatar.

A omissão do Palmeiras foi tão grande que Alecsandro fez o segundo gol, de cabeça…mas o bandeirinha anulou. No final da partida, Barcos foi agarrado e derrubado dentro da área por Dedé, e o juiz Leandro Vuaden resolveu não assinalar. Assim, o time de Felipão viu mais um empate no Brasileiro.

A próxima partida do Palmeiras será contra o Grêmio, em Barueri, pelo segundo jogo das semifinais da Copa do Brasil. Luan, machucado, está praticamente fora. Assunção ainda passará por exames e será avaliado durante a semana pelo departamento médico do clube.

 

Frases

“O goleiro não tem que tentar adivinhar o canto. Ele tem que cobrir a trave. Acho que ele falhou”, disse Hernán Barcos, falando sobre o gol de empate do Vasco;

“O Luan sentiu uma fisgada forte, está com muita dor na parte posterior da coxa direita. Ele está muito dolorido, acredito que seja uma lesão maior. Não tenho muitas dúvidas de que ele não irá atuar na próxima quinta-feira (pela Copa do Brasil)”, disse o médico do Palmeiras, Rubens Sampaio;

 

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS 1 X 1 VASCO

Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data/Hora – 17/6/2012 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Chaves Franco Filho (RS)

Renda/ público: R$ 178.090/ 6.651 pagantes
Cartões amarelos: Thiago Heleno e Henrique (PAL); Nilton e Felipe (VAS)
Cartões vermelhos: –
GOLS
: Mazinho, 11’/2ºT (1-0); Juninho Pernambucano, 37’/2ºT (1-1)

PALMEIRAS: Bruno, Cicinho, Thiago Heleno, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, Marcos Assunção (Márcio Araújo – 44’/1ºT), João Vítor e Daniel Carvalho (Maikon Leite – 40’/2ºT); Luan (Mazinho – 18’/1ºT) e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

VASCO:Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Felipe (Thiago Feltri 39’/2T); Rômulo, Nilton, Juninho e Diego Souza (Carlos Alberto 27’/2T); Eder Luis e Alecsandro. Técnico: Cristovão Borges.

 

Classificação

 

 

 

 

Gols