Alviverde tem desempenho de 27% e, mesmo que vença seus próximos compromissos, fará seu pior turno da história dos pontos corridos.

Por Thiago Gomes

Uma marca bastante negativa. Depois de levantar a Taça da Copa do Brasil, o Palmeiras ratificou o seu pior turno na era dos pontos corridos. Atualmente, o Verdão tem 27% de aproveitamento. Caso vença seus últimos três compromissos do primeiro turno, contra Flamengo, Atlético-GO e Santos, o Verdão alcançaria 38,5%, ainda assim uma campanha pífia.

Em 2010, pior campanha até então, o Palmeiras terminou o primeiro turno com 42,1%. A posição do time na tabela já preocupa bastante diretoria, comissão técnica e torcedores.

“São três jogos para o fim do primeiro turno. Não adianta começar a fazer matemática. Tem de pensar jogo a jogo e tirar proveito dos resultados. Se tivéssemos empatado (com o Fluminense), não estaríamos na zona, mas a situação não seria cômoda,” disse Flávio Murtosa, leal escudeiro de Felipão.

Um dos trunfos do Palmeiras para sair da incômoda posição é o retorno de Valdívia. O meia já está treinando com bola e está quase garantido contra o Flamengo. Junto com Barcos, inspirado, o time de Felipão pode se safar da zona já na próxima rodada.