Ex-goleiro, remanescente da transição de nome de Palestra para Palmeiras, ganhará homenagem na Allianz Arena.

Oberdan Cattani ganhará busto no Palmeiras.

Oberdan foi um gigante. De 1941 a 1954, o ex-goleiro faturou quatro campeonatos paulista (1942, 1944, 1947 e 1950), ganhou o Rio-São Paulo-1951 e o Mundial de 1951. No próximo dia 30 de setembro, o COF (Conselho de Orientação e Fiscalização) vai se reunir para votar a favor da construção de um busto para Oberdan na Allianz Arena, novo estádio palmeirense.

O presidente Paulo Nobre encabeçou a pedida, junto com alguns sócios e torcedores do clube. Segundo Alberto Strufaldi, presidente do COF, dificilmente haverá objeção. “Está perto. Acho que não vai haver negativa alguma em relação a isso”, disse.

O que poderia impedir a assinatura seria o fato de que Oberdan já enfrentou o Palmeiras

quando jogava pelo Juventus. Segundo Oberdan, a sua saída do clube alviverde foi motivada por implicações do então presidente Paschoal Walter Byron Giuliano. “O busto poderia ter sido feito há muito tempo, mas você sabe como é a política. Fui feliz durante minha passagem pelo Juventus. Joguei bem, principalmente contra o Palmeiras, e calei a boca do diretor que me dispensou”, disse o ex-goleiro. Porém Ademir da Guia também já jogou contra o Palmeiras, em 1960, quando defendia o Bangu-RJ, e tem um busto no estádio. No estatuto, ao contrário do que muitos dizem, não existe nada que impeça.

Junqueira, Waldemar Fiúme e Ademir da Guia já tem busto no clube. Marcos, ex-goleiro palmeirense, também ganhará uma estátua no clube. Oberdan deverá ficar ao lado de Marcos.