GeralNobre defende times do interior e vê Paulistão como "celeiro de jogadores"

Nobre defende times do interior e vê Paulistão como “celeiro de jogadores”

Presidente do Palmeiras acredita que estadual é fundamental para os clubes grandes e única maneira de fazer com que as equipes do interior sigam em atividade.

O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, não mostrou restrições sobre o formato de disputa do Campeonato Paulista e defendeu a competição como um “celeiro de jogadores” para os grandes clubes do estado. Em meio a críticas às escolhas da Federação Paulistas de Futebol, como as feitas pelo mandatário do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, o dirigente palmeirense defendeu as equipes do interior e a necessidade da existência de torneios regionais para que elas continuem existindo.

– Não existe mágica, existe ter ou não ter campeonato regional. Eu sou presidente de um dos maiores clubes do Brasil e do mundo. Existem clubes pequenos e médios, e os campeonatos regionais são fundamentais para que esses times continuem existindo. Os regionais são grandes celeiros de jogadores para os clubes grandes também – resumiu.

Assim como aconteceu neste ano, os clubes jogarão 15 partidas na primeira fase: todas as equipes enfrentam os adversários que não estão no seu grupo. O Palmeiras, por exemplo, não terá pela frente Botafogo, Portuguesa, Linense e Marília, que compartilham o Grupo 2 com o Verdão. Nas quartas de final, o líder e o vice-líder de cada chave se enfrentam pela vaga na semi, em partida única.

Na edição deste ano, o Palmeiras teve a segunda melhor campanha da fase inicial: ganhou 11 dos 15 jogos que disputou. Bateu o Bragantino na primeira disputa eliminatória, mas caiu para o Ituano, que seria o campeão, na semifinal. Paulo Nobre disse que é natural a divergência de ideias, por conta do número de clubes que disputam o Paulistão, mas que o torneio é uma ótima maneira de iniciar a temporada em alto nível.

– São 20 clubes, 20 sentenças, 20 ideias. Temos de convergir a um denominador comum. O combinado não é caro. São 19 datas, foi o que foi possível ser feito. No ano passado, algumas pessoas se assustaram por ser um formato diferente. Depois um clube do interior acabou sendo campeão, o que é interessante. Tenho certeza que a edição de 2015 será um grande campeonato. O Paulista é o estadual mais forte do país. É uma sorte para os clubes de São Paulo se prepararem em um campeonato como esse – completou.

A tabela do Campeonato Paulista ainda não foi definida, mas a rodada de abertura está agendada para o dia 1° de fevereiro. Será o primeiro torneio que o Verdão jogará inteiro como mandante na Arena Palmeiras.

paulonobre_entrevista

Fonte: Globo Esporte

+ Palmeiras