GeralFator Robinho: com retorno do meia, Verdão ganha criatividade e variações

Fator Robinho: com retorno do meia, Verdão ganha criatividade e variações

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Presença do meio-campista nesta quarta-feira, contra o Flu, deve ser a grande novidade do Palmeiras para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil

A notícia mais comemorada pelos torcedores do Palmeiras antes da partida contra o Fluminense foi o retorno de Robinho aos treinamentos. Recuperado de uma lesão muscular, o meia participou normalmente do trabalho com bola na última segunda-feira e deve ser a grande novidade do Verdão para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

O técnico Marcelo Oliveira fez mistério e optou por não antecipar a escalação. Na terça-feira, a atividade na Academia de Futebol foi fechada para os jornalistas. Mas toda a expectativa sobre o retorno de Robinho se justifica em números e variações táticas que a equipe pode ter em campo com o reforço no meio de campo.

Além disso, o camisa 27 é esperança de fazer o sistema ofensivo voltar a render o esperado. Contratado em janeiro, o jogador ganhou espaço em um elenco concorrido e se mostrou importante: ele marcou oito gols e deu 12 assistências.

SAÍDA DE BOLA COM QUALIDADE
Na ausência de Robinho, o Palmeiras viu seu setor de criação praticamente sumir. O antes tradicional toque de bola foi substituído por chutões e a tentativa de uma ligação direta, fazendo o time virar praticamente refém das bolas cruzadas para a área. Com o camisa 27 de volta, os próprios atletas comemoram a oportunidade de ver o time ter mais qualidade na saída de bola.

BOM DE MIRA
Robinho tem oito gols na temporada, cinco deles marcados de fora da área. A presença do meia dá ao time a possibilidade de arriscar de mais longe e evitar tantos cruzamentos para a grande área. O são-paulino Rogério Ceni já foi vítima duas vezes do poder de finalização do palmeirense.

O reforço no meio de campo permite ao técnico Marcelo Oliveira ter a possibilidade de utilizar uma variação tática. Precisando do resultado, ele deve adotar uma formação mais tradicional, no 4-2-3-1, diante do Fluminense. Assim, Robinho deve ser a opção ofensiva mais centralizada, com função de servir Lucas Barrios no ataque e se aproximar dos pontas. No decorrer da partida, ele pode alternar com Dudu e cair mais pela direita, deixando o atacante pelo meio.

GARÇOM
Toda a comemoração palmeirense por causa do retorno de Robinho ao time se traduz em números: o meia tem 12 assistências na temporada e é o palmeirense que mais deu passes para gol no elenco, empatado com Dudu. Com os dois em campo, o Verdão divide a responsabilidade no setor de criação e ganha mais uma boa opção ofensiva.

OPÇÃO TAMBÉM NA DEFESA

Outra opção para o Palmeiras é fortalecer o seu sistema de defensivo. No começo da temporada, Robinho chegou a ser utilizado por Oswaldo de Oliveira como segundo volante. Com a chegada de Marcelo Oliveira, o Verdão passou a adotar uma esquema com três jogadores de marcação, com Robinho e Zé Roberto caindo pelos lados e protegendo os laterais, mas também com a função de se aproximar do ataque.

Fonte: Ge

+ Palmeiras