Unanimidade no fim de 2014, lateral de 18 anos passou a conviver com críticas em 2015. Ele pode enfrentar o Santos, na quarta-feira, na finalíssima da Copa do Brasil

De revelação e titular absoluto do Palmeiras na reta final do Brasileirão do ano passado a reserva e pressionado pela torcida após um 2015 bastante irregular. Assim chega João Pedro, aos 18 anos, para herdar a vaga de Lucas no jogo de volta final da Copa do Brasil, na quarta-feira, contra o Santos, na arena.

Pendurado com dois amarelos, o titular Lucas recebeu o terceiro cartão aos 24 minutos do segundo tempo na partida de ida, após parar contra-ataque do Santos com falta em Geuvânio. Aos 42, após Lucas Lima deixar a mão esquerda em seu rosto, o palmeirense acertou uma bolada no meia alvinegro e acabou expulso.

Durante toda a temporada, João Pedro foi a primeira opção entre os reservas para a lateral direita. Ele atuou 15 vezes no ano, mas a irregularidade e algumas falhas decisivas o levaram a conviver com seu primeiro momento de pressão na promissora carreira profissional.

LEIA MAIS:
Santos venceu, mas poderia ser bem pior para o Palmeiras
Barrios responde repórter da Globo, que fica visivelmente nervoso


Qual a maior média de público? Veja aqui

Nas semifinais do Paulista, sem poder contar com Zé Roberto, João Paulo e Vitor Hugo, Oswaldo de Oliveira chegou a treinar com João Pedro para ocupar a lateral esquerda no clássico contra o Corinthians, em Itaquera. Mas uma lesão muscular durante a semana acabou tirando o atleta da partida que levou o Verdão à final – Wellington, hoje no Atlético-PR, atuou improvisado.

Vice-campeão mundial com a seleção brasileira sub-20 na Nova Zelândia, o atleta de 18 anos perdeu espaço na Seleção olímpica. No Campeonato Brasileiro, pelo Palmeiras, ele passou a conviver com críticas por algumas falhas em momentos decisivos.

Além de um erro no ataque, em lance que faria o Verdão chegar ao terceiro gol contra o Sport Recife – o adversário igualou o placar em 2 a 2 no fim –, ainda no primeiro turno, João Pedro teve uma sequência de falhas na defesa contra Goiás, São Paulo, Vasco e a última contra o Cruzeiro, no fim de semana passado.

Mesmo em baixa, o atleta é bem avaliado internamente e tem a confiança dos palmeirenses. Com boas características ofensivas, ele pode ser uma boa opção para auxiliar Robinho pela direita, diante dos santistas. Na defesa, a velocidade pode ser uma aliada nas disputas com Lucas Lima e Marquinhos Gabriel.

Além de Lucas e João Pedro, Marcelo Oliveira conta também com Lucas Taylor, promovido do elenco sub-20. O zagueiro Nathan já atuou improvisado na lateral direita uma vez neste ano, na derrota por 2 a 1 para o Coritiba, no Paraná, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Globo Esporte