Separado da degola do Campeonato Paulista – que pela primeira vez, em 2016, rebaixa seis equipes à Série A2 – por apenas três pontos, o Palmeiras terá duas semanas decisivas pela frente. Fora da zona de classificação na Libertadores e ocupando a lanterna de seu grupo no Paulistão, o Verdão tem muito trabalho a fazer. E por este motivo a Gazeta Esportiva analisou o que o time precisa para evitar um vexame.

LEIA MAIS:
Clube social tem aumento de preços e queda no número de frequentadores
Cuca deve fazer lista de dispensas no Palmeiras
Palmeiras busca reforços para ‘abastecer’ Cuca
COMPRE AGORA! Camisas do Palmeiras com desconto diretamente da loja oficial. Confira
Que tal trabalhar com futebol e ganhar mais de R$ 2.000,00 por mês? É possível. Clique aqui

A goleada sofrida para o novato Água Santa, no último domingo, complicou as coisas. Mas por ser o único time com saldo positivo dentre os que brigam para não cair, o Alviverde mantém a chance de se salvar. Os mesmos três pontos que o separam do rebaixamento são os necessários para obter a classificação às quartas de final.

Na última rodada, quem pode decidir a vida do Palmeiras em termos de classificação é justamente o Corinthians. Uma semana após o Derby, programado para 3 de abril no Pacaembu, o Timão recebe o Novorizontino, que divide a liderança do Grupo B com o ituano, com três pontos a mais em relação ao Alviverde.

São Bernardo e Ponte Preta, um ponto à frente do Palmeiras, também protagonizaram confrontos decisivos nestas três rodadas finais, enfrentando times do meio da tabela e que já estão rebaixados. Os outros que brigam para evitar o descenso são XV de Piracicaba, Oeste, Botafogo, Rio Claro, Mogi Mirim e Capivariano vivem situação ainda mais difícil.

Sem ter vencido nenhuma com Cuca no comando, amargando quatro derrotas seguidas, o Palmeiras volta a campo quinta-feira para encarar o Rio Claro no Pacaembu. Se encara um time praticamente desacreditado, o Bernô, que deixou o Verdão na lanterna ao vencer na última rodada, também vai enfrentar um time virtualmente rebaixado, o Mogi Mirim.

Na mesma 13ª rodada, dois confrontos em particular podem interessar ao Verdão. Em questão de rebaixamento, o duelo direto entre XV de Piracicaba e Botafogo, ambos com três pontos a menos que o time paulistano, pode, de vez, embaralhar a tabela. Já em termos de classificação, a Ponte Preta, com apenas um ponto a mais no Grupo B, enfrenta o arquirrival Corinthians, que novamente pode interferir no caminho do Verdão.

No domingo, em jogo que aconteceria no Palestra Itália, mas foi alterado para o Pacaembu em razão do show da banda britânica Coldplay, o Palmeiras recebe o Corinthians no primeiro Derby de 2016. O clássico, considerado um jogo a parte pela maior parte dos amantes do futebol, pode ser determinante para traçar o caminho do Alviverde no torneio, já que o Timão já está garantido na próxima fase e ostenta a melhor campanha.

Entre o clássico contra o Corinthians e a rodada final do Paulistão, o clube precisará decidir seu futuro na Copa Libertadores da América, que só continuará fazendo sentido no planejamento anual em caso de vitória sobre o Rosario Central-ARG, fora de casa. De volta ao território nacional, o Palmeiras visitará o Mogi Mirim, time que também tem campanha abaixo da média com 11 pontos somados.

Nesta mesma rodada, dois confrontos diretos podem concluir o impasse: XV de Piracicaba e Oeste se enfrentam, assim como Botafogo e Capivariano. Após se sagrar vice-campeão paulista em 2015, o Palmeiras pode começar 2016 torcendo por outros resultados, além de ter a obrigação de vencer, para se manter na elite estadual.

Fonte: Gazeta Esportiva