Já decidido a não continuar no Palmeiras para a próxima temporada, o técnico Cuca afirmou nesta quarta-feira que pretende voltar a trabalhar em 2017, mas não estipulou uma data para seu retorno. O atual campeão brasileiro explicou que dedicará um período para “questões pessoais” e depois pretende estudar para se atualizar.

“Vou trabalhar [em 2017]. Não sei se aqui no Brasil ou no exterior. Essa primeira etapa tenho minhas prioridades pessoais, particulares, e dentro disso quero dar uma enriquecida. Que não é em jogo, mas de treinamento. Quero olhar Inglaterra, Espanha, Alemanha. Antigamento tinha um sistema de treinamento, mas mudou e a tendência é você ir sempre se aperfeiçoando para trazer um conhecimento maior. Quero fazer isso no começo do ano. Não tem uma data para dizer que vou estar pronto”, disse Cuca em entrevista ao SporTV.

O treinado do Palmeiras foi questionado sobre os treinadores do Brasil e elogiou dois de seus concorrentes ao título do Brasileiro neste ano: Zé Ricardo, do Flamengo, e Dorival Júnior, do Santos, além de elogiar Jair Ventura, do Botafogo.

“Vemos coisas novas [no Brasil]. Como é bom ver o Jair Ventura fazer o trabalho que está fazendo no Botafogo. O Zé Ricardo perto de um elenco tão forte como o do Flamengo, experiente, e trabalhando bem. Como é bom ver a evolução do Dorival Júnior. A saída de bola do Santos, as saídas pelos lados do campo. É difícil jogar contra o Santos. O maior exemplo para nós é o Tite, como ele evoluiu”, disse o treinador palmeirense.

Questionado sobre o que pensa de Eduardo Baptista, seu possível substituto no Palmeiras, Cuca fez muitos elogious ao treinador da Ponte Preta.

“O Eduardo não entraria no mesmo grupo do Jair ou do Zé porque ele já tem um know-how maior. Fez um trabalho bom no Sport, veio para o Flu em um momento difícil e teve um grande momento na Ponte Preta. Ele vai pegar uma condição boa de trabalho [no Palmeiras]. Vai pegar um grupo bom, Alexandre [Mattos] ajuda muito, e um grupo com moral. Vai pegar um vento a favor. Nao falei com ele, mas se precisar de algo estou a disposição.”

Cuca comandará o Palmeiras pela última vez neste domingo, no duelo contra o Vitória, no estádio do Barradão, em Salvador, pela última rodada do Brasileiro.