Luís Carlos Quartarollo trabalhou durante anos na Rádio Jovem Pan, em São Paulo. Tem uma trajetória muito bacana no jornalismo esportivo. Porém ultimamente tem atacado o Palmeiras brincando com a conquista do Primeiro Título Mundial, em 1951.

Em post recente em seu perfil, Quartarollo disse que ‘daqui alguns anos, aja fax para confirmar que Neymar jogou no Palmeiras’. E postou junto foto de uma camisa do Palmeiras com o nome do centroavante da seleção.

Postei uma resposta em meu perfil social, mas encaminho para todos nossos seguidores aqui no Palmeiras Online. Na íntegra:

Caro Luis Carlos Quartarollo, boa tarde!

Bom, como você deletou o meu comentário na postagem feita, venho aqui então no meu perfil e te marco para explicar e rebater um post estranho feito por você.

Você, um repórter de campo respeitado, jornalista formado, trabalhou durante anos numa rádio do porte da Jovem Pan e com participações em inúmeros programas, deveria primeiro respeitar a história de um clube como o Palmeiras.
Um clube que tem uma história limpa, vitoriosa e gloriosa. Um clube que em tudo que conquistou colocou a chancela da dignidade, da honra e do pioneirismo. Um clube que mesmo perseguido de forma injusta, mudou de nome e seguiu trilhando o caminho das glórias e conquistas. Falar do Palmeiras é sempre chover no molhado. Falar da torcida do Verdão então é sempre uma certa redundância.

Você publicou uma indireta sobre o ‘fax do Mundial’ do Palmeiras. Vou esplanar:
– Faz tempo que o Palmeiras ganhou Mundial? Faz. Mas não faz tempo também que a Seleção Brasileira ganhou a Copa de 70? A distância temporal transformou a conquista em um mero detalhe esquecido? Creio que não, certo?

– Juventus, Vasco, Estrela Vermelha e tantos outros times participaram do torneio idealizado na época. Torneio inclusive que inspirou a criação da Champions League. Necessário citar?

Tudo registrado devidamente nos históricos e acervos de jornais como Folha de São Paulo, Estado de S.Paulo, Gazeta Esportiva e outros. Empresas que você visou trabalhar um dia claramente por ser jornalista. São veículos que poderiam ter plantado ou aumentado tal feito? Creio que não

– O São Paulo Futebol Clube, tricampeão Mundial, corre o risco de daqui 30 anos falarem a mesma coisa. Falarem que foi uma ‘Copa Toyota’ apenas. Os títulos do São Paulo serão desvalidos pelo tempo por você, como você mesmo desvalida os títulos do Palmeiras?

– Com fax ou sem fax, pouco importa. A FIFA é envolvida em escândalos frequentes. Como confiar? Aliás, não sei se você teve a oportunidade, mas a entidade citou o Palmeiras como ‘campeão global’. Global, no português, seria sinônimo do que, você saberia explicar?

– Nós, como torcedores, procuramos estudar a história do Palmeiras. Procuramos entender as questões. Procuramos estudar, acima do que aconteceu em campo, as regras. Não à toa que dois brasileiros no mesmo ano foram reconhecidos pela CBF como títulos nacionais do Palmeiras. Você, como jornalista esportivo, sabe explicar? (não vale pesquisar no Google)

– Desmerecer um título dessa grandeza é no mínimo se esconder nos escombros tristes de um jornalismo esportivo podre e de palco. Construir audiência com base no desrespeito não é duradouro e nem tampouco inteligente. Ser um ‘Neto’ da vida não deveria ser objetivo de um profissional com a sua qualificação, experiência e porte.

Agradeço a abertura do canal e espero que não me exclua. Se me excluir também, vou torcer pelo seu sucesso.

OBS: Há cerca de três anos eu fui blogueiro palmeirense na Jovem Pan e tenho amizade com o Vanderlei Nogueira. Qualquer questionamento sobre minha capacidade ou lisura, converse com ele pessoalmente.
Obrigado.