O futebol é a paixão nacional, mas se engana que todos os fãs dos times brasileiros moram no pais. Muitos gringos tem um apego com os clubes e alguns torcedores acompanham todas as partidas e notícias em diferentes lugares do mundo.

Ninguém sabe ao certo porque o futebol provoca tanto fascínio entre as pessoas, que passam a considerar seus times como parte essencial de sua vida. Isso não termina quando vão residir fora do país. Para esses indivíduos, não existem fronteiras para demonstrar o amor e seguir todos os passos do clube do coração.

O Palmeiras é um dos mais queridos, ele carrega consigo uma legião de fãs, preparados para vitorias e percalços. Nada os impede de compartilhar alegrias e tristezas juntamente com seu time, seja de maneira física ou a distância. A frase do jornalista Joelmir Beting define o amor pelo “Verdão”: “Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense, é simplesmente impossível”.

Para esses fanáticos o melhor lugar do mundo é o estádio Allianz Parque, conhecido também como Arena Palmeiras; o melhor santo é São Marcos, o famoso goleiro; todos eles têm como rival da vida os corintianos.

Eles não poupam esforços
No entanto, nem todos os fãs podem acompanhar de perto as vitorias e derrotas do time. Entre elas está Maria Eduarda, publicitária de 27 anos, ela se mudou para Portugal há mais de 10 anos e nem chegou a conhecer a casa nova do Palmeiras.

“Divido meu tempo entre o trabalho

e o amor pelo Palmeiras, em todos os cômodos, de minha casa, existem peças verdes, símbolos e bandeiras. Tenho duas tatuagens em homenagem ao meu querido e indestrutível time. Junto dinheiro, em uma poupança, para ir ao Brasil visitar o Allianz e assistir a um clássico. Não meço esforços para isso, economizo no que posso. Até alcançar esse objetivo vou seguindo com as notícias e assistindo jogos pela internet”, comentou Eduarda.

Eduarda utiliza todos os recursos para realizar seu sonho. Deixa de sair com seus amigos, para a compra de itens essenciais ela acompanha as ofertas do varejo promoções e lida muito bem com a situação.

Outra situação bem parecida é a de Cleison Antunes, que reside na Inglaterra com sua esposa e 2 filhos. O brasileiro declara seu entusiasmo pelo futebol palmeirense até em momentos únicos em sua vida. Suas duas crianças possuem nomes de jogadores, Marcos e Paulo, referência ao goleiro apelidado de São Marcos e Paulo Nunes, o “Diabo Loiro ”.

Muitas das partidas ele acompanha em bares e diz que é comum ver os ingleses vestidos com a camisa verde e branca. “Eles são fervorosos, igual os brasileiros, é até engraçado ver eles arriscando xingamentos em português. Quero ir visitar minha família em breve e assistir algum jogo. Venho de uma família palmeirense e quero passar a tradição para os meus meninos e mostrar que o esporte faz parte de nossas vidas e do nosso DNA brasileiro. ”