A VPN em sua TV pode te dar acesso a conteúdos que estão disponíveis, mas restritos por conta da sua localização. Veja como isso funciona e de que maneira utilizar.

Futebol é uma paixão dos brasileiros e sentar na frente da televisão para assistir a um jogo do seu time é sempre um grande evento. A questão é que, dependendo da sua localidade, não são exibidos todos os jogos.

Quem torce para o Palmeiras não quer perder nenhum jogo e, muitas vezes, acaba recorrendo a VPN em sua TV para ver o seu time em campo.

A tecnologia tem facilitado que se tenha cesso a conteúdos que antes não estavam disponíveis na televisão aberta ou que só poderiam ser vistos por canais pagos, por exemplo, os esportivos que possuem um valor diferenciado e conteúdo exclusivo.

Com a internet é possível assistir praticamente a qualquer conteúdo a hora que desejar e, no caso dos jogos de futebol, para não ficar desatualizado, acompanhar tudo ao vivo.
A grande questão é como fazer sem que coloque as suas informações em risco ou tenha um jogo bloqueado por conta de sua localização.

Índice:
VPN em sua TV pode dar acesso a tudo
Como ter uma VPN na TV
É imoral fazer isso?

VPN em sua TV pode dar acesso a tudo

Quando falamos de VPN em sua TV ou Rede Privada Virtual não estamos dizendo que conseguirá desbloquear um conteúdo ilegal, ou seja, não conseguirá acessar um pacote de TV ou um aplicativo que exige assinatura mensal se não paga por ele. Entenda que esse recurso não realiza nada de ilegal, apenas amplia as possibilidades.

Para que possa entender melhor, vamos utilizar um exemplo. Você mora em uma determinada cidade na qual ocorrerá o jogo do seu time, porém, ao invés de ir no estádio, optou por assistir da sua casa. Quando abre o aplicativo para assistir jogos na sua Smart TV descobre que não terá acesso a ele por conta da sua localidade, e existe uma restrição devido à proximidade com o evento.

Para contornar a situação, é possível usar uma rede particular para alterar a sua localização na rede, e poderá colocar o destino que desejar para ter o conteúdo liberado. Ao fazer isso assistirá ao jogo sem nenhuma restrição, afinal, o aplicativo não restringiu o conteúdo para o novo local indicado.

O que se pode dizer é que a Rede Privada Virtual na sua TV é excelente para desbloquear o conteúdo segmentado por região, uma vez que as empresas usam o IP para identificar de onde a conexão está partindo. Ao fazer a mudança, se consegue simular uma localização diferente e ter acesso a que o serviço oferece.

Como ter uma VPN na TV

Existem serviços de Rede Privada Virtual disponíveis no mercado, mas a orientação é contratar um que seja considerado seguro e que tenha um bom desempenho.

É possível que ele seja executado na própria TV, e nesse caso será preciso baixar o aplicativo na sua tela e seguir as orientações que ele fornece para a instalação e utilização. Nas lojas oficiais de app ou nos sites especializados é possível achar alguns deles.

Outra alternativa seria instalar a rede privada no roteador, pois dessa forma todos os dispositivos conectados a ele contariam com o recurso que permite mudar a localização. Entretanto, é preciso ter atenção nesse ponto porque alguns serviços, como os bancos, bloqueiam o acesso quando há uso de VPN. Sendo assim, poderia ser preciso ativá-lo e desativá-lo conforme o que for acessado na rede.

Um ponto em que é preciso ter atenção é que, quando mais de um dispositivo se conecta, para ter acesso aos serviços de streaming quando a Rede Privada Virtual está ativada, você pode ter dificuldade. Isso porque os dados passam a ser criptografados e estarão em redes diferentes, e dessa forma não conseguirão se comunicar. Portanto, o mais indicado é utilizar esse recurso diretamente em um dispositivo, nesse caso, a televisão.

É imoral fazer isso?

Essa é uma pergunta que pode surgir, principalmente para quem não entende muito de tecnologia e busca maneiras de assistir ao jogo.

O imoral é tentar burlar os aplicativos para ter acesso a eles de forma gratuita quando são pagos. Nesse caso, não há problemas. A única coisa que é feita é ter acesso a mais conteúdo utilizando uma nova localização. Por exemplo, se estivesse viajando no exterior e acessasse o serviço, conseguiria ver o jogo, sem precisar fazer nenhuma intervenção.

Portanto, a VPN em sua TV não é imoral, apenas amplia as suas possibilidades e não te deixa perder nenhum jogo de futebol.