O Palmeiras pode até terminar a temporada sem títulos, porém a chegada de Mano Menezes trouxe algum otimismo quanto ao futuro do time. O treinador realizou mudanças no elenco, nas táticas e tem conseguido alguns bons resultados dentro de campo. No entanto, a derrota no clássico para o Santos mostrou que ainda existe espaço para melhorar, principalmente em partidas decisivas ou clássicos. A meta pode ser em 2020, quando a equipe poderá reforçar o elenco e sonhar novamente com as conquistas.

Contratado no início de setembro, o novo comandante do Verdão conseguiu engatar cinco vitórias consecutivas e só viu a primeira derrota após um mês no comando. A sequência foi importante para manter o Palmeiras no G4, além de ainda sonhar com um possível título do Campeonato Brasileiro. Porém, alcançar o Flamengo, que atravessa bom momento, não deve ser uma tarefa fácil de conseguir.

Se a temporada terminar sem títulos, a notícia boa fica por conta das mudanças que Mano Menezes trouxe para dentro dos gramados. O Palmeiras voltou a mostrar bom futebol, e também ganhou mais alternativas e não depende apenas de jogadas pelo alto. Nas partidas com o novo treinador, o Verdão chegou a ter quase 70% de posse de bola e, segundo alguns jornalistas esportivos, mostrou evolução.

A única coisa a se melhorar, e que também foi um problema para Felipão, é o rendimento em jogos importantes. O primeiro revés de Mano foi contra o Santos, em clássico equilibrado na Vila Belmiro. O Palmeiras até conseguiu criar boas chances, mas acabou pecando na finalização e perdeu por 2 a 0. A equipe ainda viu o atacante Willian ser expulso, o que dificultou a vida nos minutos finais.

Melhoras e títulos
O presidente Maurício Galiotte já admitiu que a chegada de Mano Menezes marca uma reformulação no elenco palmeirense. Isso é algo que só deve ter mais impacto em 2020, quando a equipe deve anunciar reforços. A única meta até o final da temporada é garantir, pelo menos, uma vaga na próxima Libertadores. Os prognósticos de futebol indicam que isso não deve ser problema, já que uma vaga no G4 é quase certa para o time.

Apesar de nenhum nome ter sido oficializado, o Palmeiras já trabalha nos bastidores para conseguir alguns reforços. As últimas notícias indicam que Yony Gonzalez, do Fluminense, pode ser o primeiro a assinar com time para a próxima temporada. No entanto, outros nomes devem se envolver em negociações, já que o treinador Mano Menezes costuma ser bastante ativo na janela de transferências.

A expectativa para a temporada 2019 não foi alcançada, o que deixou muitos torcedores chateados. No entanto, a chegada de Mano serve como um novo ânimo para acreditar em 2020 ou, até mesmo, em algo até o final de dezembro. A diretoria vai precisar mexer no elenco, e evitar os erros que ocorreram no início deste ano. A troca de Felipão por Mano Menezes parece ter sido o primeiro acerto já pensando no futuro alviverde. Ainda faltam títulos para todo o investimento realizado até aqui.