Quando Gabriel Jesus foi para o Manchester City, em 2017, o atacante tinha apenas 20 anos havia acabado de ser campeão brasileiro pelo Verdão. Apesar de todo talento mostrado no Palmeiras durante as duas primeiras temporadas com o clube, haviam incertezas sobre a adaptação em uma liga com um estilo de futebol mais físico e com fortes sistemas defensivos.

Cerca de dois anos após a chegada ao clube de Manchester, Gabriel Jesus calou praticamente todas as dúvidas que rodeavam o seu nome no time inglês. Com 50 gols já realizados com a camisa dos Citizens, o atacante vive um grande momento.

Atualmente, Gabriel Jesus tem 96 gols na carreira e deve ser só questão de tempo até o jogador atingir o 100º gol ainda neste ano. Cada vez mais utilizado no esquema de Pep Guardiola, o jogador vem amadurecendo dentro das quadro linhas com rapidez.

Nesta temporada, Gabriel Jesus tem sido mais utilizado do que na última, visto que o ex-Palmeiras já começou quatro partidas como titular na Premier League.
Para efeito de comparação, na última temporada o brasileiro fez apenas sete partidas como titular na Premier League— segundo dados fornecidos pelo site Infogol.

“Esse começo de temporada, para mim, está sendo muito bom. Muito diferente do começo da temporada passada. Venho jogando, venho fazendo gols. Estou muito contente, não só com os gols, mas também com as minhas performances”, disse Gabriel em recente entrevista para o programa Esporte Espetacular.

A competição dentro do elenco, porém, segue bem grande. O Manchester City tem no craque Sérgio Agüero um competidor natural na posição de atacante da equipe. O argentino é o maior artilheiro da história do time com mais de 240 gols, disparadamente à frente do segundo colocado (Eric Brook, com 177 tentos).

A boa fase de Gabriel Jesus também se reflete na confiança do treinador Tite pela Seleção Brasileira. Apesar de ter tido uma Copa do Mundo apagada, o atacante se recuperou nos amistosos deste ano e tem composto o ataque titular ao lado de Roberto Firmino e Neymar.

“Não sei se aqui no City ou na Seleção. Espero que saia logo. Muito importante chegar… Fazer mais marcas, histórias… Como atacante eu quero estar sempre fazendo gols. Espero que saia logo e se for para sair com a Seleção que saia logo”, afirmou o jogador em entrevista ao site GloboEsporte.com.

A confiança do mundo do futebol em Gabriel Jesus também está justificada pelo contrato recém-assinado. Em 2018, o ex-atacante do Verdão assinou uma extensão contratual gigantesca com o Manchester City até 2023.

Grande parte de sua evolução dentro dos gramados está relacionada com o trabalho com Guardiola. O espanhol disse que, quando Gabriel Jesus chegou ao time, o brasileiro tinha um costume grande de carregar muito a bola — no entanto, isso foi resolvido ao se entrosar com o estilo de jogo coletivo da equipe.

“É difícil encontrar na Europa um jogador como Gabriel e importante como ele. Seu comportamento em treino é excepcional, ele tem que brigar por seu lugar com uma lenda como Aguero”, disse Guardiola à imprensa de Manchester neste ano.

A versatilidade ao jogar mais sem a bola do que propriamente dentro da grande área também é outra característica positiva do atleta. Nesta temporada, o atacante já distribuiu duas assistências na Premier League, fato que agrada Guardiola.

Gabriel Jesus quase deixou o City no começo da temporada
Apesar de contar com a confiança dos torcedores e de Guardiola, Gabriel Jesus por pouco não se transferiu para o Bayern de Munique em outubro deste ano. No entanto, as cifras pedidas pelo inglês ao time bávaro assustaram os diretores do time alemão, que decidiram não avançar nas negociações para contar com camisa 9 da seleção brasileira.
De acordo com o jornal inglês “The Sun”, o Manchester City só aceitaria 115 milhões de euros (R$ 511 milhões) para negociar Gabriel Jesus.

Caso o brasileiro mantenha a boa fase até o fim da temporada, é certo que o valor de compra de Gabriel Jesus irá se valorizar ainda mais na próxima janela de transferência, até porque o atacante dos Citizens é um jogador muito jovem e um dos principais nomes da seleção brasileira.

Carinho pelo Palmeiras

Em 85 partidas disputadas pelo Verdão, Gabriel Jesus marcou 28 gols e deixou muita saudade na Academia de Futebol. No entanto, apesar da forte identificação do atacante do City com a torcida alviverde, é improvável que Gabriel Jesus volte a atuar no Brasil, pelo menos por agora.

Antes de voltar para seu país de origem, o atacante já declarou em diversas entrevistas que pretende construir uma carreira vitoriosa na Europa, seja na equipe de Manchester ou em outro grande centro do futebol europeu. Quando esse dia do retorno ao futebol brasileiro chegar, não há muitas dúvidas que o Palmeiras será uma das grandes prioridades em seu retorno.