FutebolContra o Bragantino, Palmeiras perde defesa perfeita

Contra o Bragantino, Palmeiras perde defesa perfeita

O Palmeiras não tem boas recordações para levar de Bragança Paulista após a tarde do último domingo. O alviverde perdeu para o Red Bull Bragantino por 2 a 1 e viu escapar sua invencibilidade na temporada após um início com 2 vitórias e 1 empate. Mais do que isso, deu adeus à defesa perfeita no Campeonato Paulista.

O time comandado por Vanderlei Luxemburgo era apontado como favorito à vitória diante do Bragantino, segundo o Spin Sports, renomado e seguro site de apostas , por uma margem considerável. Porém, o que se viu no interior paulista foi um jogo consistente dos donos da casa, que conseguiram vazar a então invicta defesa do Verdão em duas oportunidades, com Uilian Correa e Ytalo, cobrando pênalti. Dudu, também em penalidade máxima, descontou.

Essa foi apenas a terceira vez nos últimos 20 jogos que o Palmeiras foi vazado mais de uma vez em uma mesma partida. As outras duas foram contra Flamengo e Grêmio, pelo Brasileirão 2019 (derrotas por 3 a 1 e 2 a 1, respectivamente). No Paulistão, a defesa formada por Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gomez, Felipe Melo e Vitor Luís era a única que não tinha sido vazada além do Novorizontino.

Em Bragança, a equipe não mostrou a mesma força defensiva dos jogos contra Ituano (4 a 0), São Paulo (0 a 0) e Oeste (4 a 0), partidas em que praticamente não foi ameaçada. O Palmeiras permitiu 16 finalizações ao Bragantino, sendo 7 no alvo, o que exigiu trabalho do goleiro Weverton, que fez ótimas defesas, mas não evitou o revés.
A desorganização defensiva ficou evidente no primeiro gol, que nasceu após cobrança de lateral e falha de marcação do volante Gabriel Menino, e também no lance do pênalti cometido por Zé Rafael em setor que deveria estar sendo ocupado pelo lateral-direito Marcos Rocha.


Luxa admite partida ruim e cobra atitude

Foto: César Greco/Divulgação
Após a derrota, o técnico Vanderlei Luxemburgo admitiu que a apresentação de sua equipe não foi das melhores. “Não jogamos bem, e isso é uma realidade. Os jogadores vão entender que nossas conquistas vão depender de nós. Você não ganha o próximo jogo com um resultado passado, você ganha se jogar. Nós não jogamos. O Bragantino fez por merecer. No segundo tempo fomos diferentes na atitude, mas não tecnicamente. É uma derrota merecida, que faz a gente entender que temos que ter atitude em todos os jogos”, disse.

Com a derrota, o Palmeiras perdeu a chance de assumir a ponta do disputado grupo B. O atual líder é o Santo André, com 9 pontos. O Ramalhão também viu sua invencibilidade acabar ao perder para o Guarani, em Campinas, por 2 a 1, mas manteve a ponta da chave com dois pontos a mais que o Palmeiras.

No entanto, quem pode assumir a liderança é o Novorizontino, que tem os mesmos 7 pontos do Palmeiras. O time do interior vem à capital paulista para enfrentar o São Paulo, no Morumbi, nesta segunda. Se vencer, a equipe de Novo Horizonte dormirá na primeira colocação.

Um empate do Novorizontino será suficiente para derrubar o Palmeiras para a terceira colocação, fora da zona de classificação para as quartas de final, o que é uma preocupação para Vanderlei Luxemburgo. “No intervalo eu cobrei que tivéssemos atitude de jogador que está no Palmeiras buscando alguma coisa. Foi diferente, a gente fica satisfeito porque tentaram. Mas totalmente insatisfeito porque não se pode jogar desta forma em um campeonato onde existe uma classificação que, se você for primeiro lugar, você leva vantagem. Não dá para jogar com o resultado passado”.

Futuro na competição
Pela primeira vez desde que o Campeonato Paulista começou, o Verdão terá uma semana inteira de preparação, já que o meio de semana será de disputa das fases preliminares da Libertadores e Copa Sul-Americana e não haverá rodada do Paulistão.

No próximo sábado, o Palmeiras vai a Campinas enfrentar a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, às 19h30, para tentar retomar o caminho das vitórias na competição, que já se aproxima de sua metade nesta fase. A Macaca vem em boa fase, com duas vitórias seguidas diante de Botafogo e Corinthians, e ainda joga nesta rodada, contra a Inter de Limeira, em partida realizada nesta segunda.

Luxemburgo deve ter todo o elenco à disposição novamente. Neste domingo, Gustavo Gómez e Wesley levaram cartão amarelo, mas não estavam pendurados e estão liberados para o jogo em Campinas.

+ Palmeiras