FutebolFifa deve adiar Mundial de Clubes de 2020

Fifa deve adiar Mundial de Clubes de 2020

A pandemia do novo coronavírus está promovendo sérias mudanças no planeta. No esporte não seria diferente. O Mundial de Clubes promovido pela Fifa e tradicionalmente disputado em dezembro com sete clubes, será adiado. A incerteza sobre o término dos torneios continentais é o principal motivo.

A Fifa tinha alterado o plano e feito um Mundial com 24 clubes que seria realizado de quatro em quatro anos, em modelo parecido com a Copa. A primeira edição desse novo formato seria em 2021, mas já foi adiado para 2022. Deverá acontecer meses antes da Copa do Mundo, que será realizada também no Qatar. Poderá ser usado como evento teste para a maior competição esportiva do mundo.

A edição do Mundial 2020 não pode simplesmente ser cancelada por conta do compromisso com patrocinadores. Alibaba, o maior e-commerce do mundo, já pagou a maior fatia e colocou em contrato que o torneio precisará ser concluído independente da data. Ou seja, o Mundial terá que acontecer de qualquer forma.

Libertadores pode não terminar

A Conmebol já adiantou para a Fifa que não sabe se a Copa Libertadores vai terminar. Já aconteceram algumas conversas com membros dos governos sulamericanos e existe um enorme ponto de interrogação sobre o futuro do esporte. As fronteiras são os maiores problemas, já que permanecem fechadas e sem prazo para reabertura.

Brasileiro ainda está em discussão

Se os continentais podem não ter um ponto final, os Nacionais devem acontecer. A CBF tem 35 cenários traçados para que o campeonato aconteça no Brasil. Entretanto haverá problemas e aperto nas datas. Os Estaduais também devem ser concluídos, o que espremerá ainda mais o calendário.

O Palmeiras entende que é preciso disputar em campo, mas com segurança. Tanto o Campeonato Paulista quanto o Campeonato Brasileiro precisam acontecer com total segurança em relação à saúde. Caso contrário, Maurício Galiotte não deverá aceitar a retomada.

LEIA MAIS:
Volta do Paulista: Presidente da FPF aguarda autorização da Saúde
Fernando Prass abre salário e rebate Alexandre Mattos em programa de TV
Siga nosso Instagram

+ Palmeiras