Blog do Thiago Gomes

Obrigado, Palmeiras! Você é o Maior do Brasil, Maior das Américas e o desespero dos rivais

Levantar a cabeça e seguir em frente. Saber que nada está perdido, nada foi derrubado. Essa é a filosofia dos gigantes.

Boa parte do Brasil comemorou a queda do Palmeiras no Mundial. E isso é longe de ser ruim. Só coloca o time num patamar ainda maior, ainda mais importante. Nós, palmeirenses, estamos orgulhosos por tudo que aconteceu na temporada.

Luan comemora título da Libertadores do Palmeiras
Luan comemora título da Libertadores do Palmeiras

A pandemia chegou batendo forte. Muitos atletas afastados. Calendário surreal, apertado e cheio de jogos difíceis próximos, perto um do outro. Em agosto levantamos a taça de Campeão Paulista superando toda a sujeira que fizeram com a gente em 2018. E o rival? Bem, o rival foi para casa quietinho e triste.

Fomos caminhando bem na Libertadores e no Brasileiro. Ainda com quantidade de jogos totalmente fora do padrão, o Palmeiras chegou na decisão do torneio continental. Como não poderia deixar de ser, os jornalistas-memes já atacaram a equipe e projetaram o Santos campeão. Tem mais time, tem mais técnico, tem mais tudo. Breno Lopes meteu um esparadrapo na boca dessa galera e o Palmeiras levantou mais uma taça.

Mas e Corinthians e São Paulo? Bem, o São Paulo despencou do topo do Brasileiro e o Corinthians seguiu como mero participante, só cumprindo tabela. Aliás isso sempre foi muito comum. Incomum é quando eles comemoram alguma coisa.

Uma semana depois, sem qualquer planejamento decente, o Palmeiras viajou para o Catar forçado pelo regulamento. Não teve tempo nenhum de se preparar nem física e nem psicologicamente. Pasmem: no dia da viagem, o Palmeiras enfrentou o Botafogo-RJ pelo Brasileiro. Aí, sim, viajou. Viajou por 14 horas até o Catar. Chegou e já treinou.

Nenhum Campeão da Libertadores tem obrigação de ser Campeão do Mundo. Não ser Campeão do Mundo não anula em nada a brilhante conquista da Libertadores. Os jornalistas memes e os rivais, claro, querem fazer essa correlação e desmerecer. Mas jamais isso se confirmará.

Temos a chance de chegar ao final da temporada com um título Estadual, um Nacional e um Continental. E temos a chance também de mostrar a nossa conta bancária e dizer de peito aberto que superamos a crise financeira diante da pandemia. Que não demitimos ninguém, nenhum funcionário sequer e ainda pagamos um extra como forma de merecimento. Aqui não existe a ideia de ter jogador trabalhando com salário atrasado ou qualquer vencimento em aberto.

Nossa arena, a maior da América do Sul, está paga. É nossa. Não temos dívidas com a Caixa e nem nada parecido. E é longe, bem longe, de ser obsoleta e um verdadeiro elefante branco. Aqui usamos de diversas formas, multiuso mesmo.

Primeiro Campeão Mundial e citado pela Fifa em matéria sobre a conquista, o Palmeiras não tem nada a temer. Nada a se preocupar. É o Maior Campeão do Brasil e só vem empilhando taças. Em cinco anos, foram dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e um Paulista. Muito? Pouco? Não sei. Mas para nós, palmeirenses, a hegemonia é verde e continua. E vamos brigar ainda mais por mais conquistas. A Libertadores de 2020 foi apenas uma parte dessa história.

E os rivais? Bem, Corinthians e São Paulo lutam por nada. Sem objetivos. Falidos. Com o pires na mão. Um não comemora nada há 13 anos e o outro segue na esquina reunindo moedas para pagar o juros do seu estádio. Mas falar que o Palmeiras não tem Mundial é muito mais inteligente do que procurar alternativas e resolver seus próprios problemas.

Coitados. Eles queriam torcer para a Sociedade Esportiva Palmeiras, o Maior do Brasil e agora o Maior das Américas.

Thiago Gomes
Thiago Gomeshttps://palmeirasonline.com
Editor do site Palmeiras Online. É Administrador de Empresas, Especialista em Marketing Digital, jornalista, Pós Graduado em Comunicação em Mídias Digitais, Pós Graduado em Digital Business e Pós Graduado e Digital Business: Estratégias.É palestrino desde 1985. Já foi diretor e é sócio do Palmeiras.

+ palestra