FutebolAproveitamento muito ruim! Palmeiras perdeu oito nas últimas dez disputas de pênaltis

Aproveitamento muito ruim! Palmeiras perdeu oito nas últimas dez disputas de pênaltis

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

Embora o Palmeiras tenha até uma conquista recente em cobrança de pênalti, o retrospecto da equipe é bem negativo. Muito se fala de que ganhar nas pênaltis é loteria ou sorte, a verdade é que o elenco alviverde se mostra muito despreparado nesses grandes momentos. Seria abalo emocional, psicológico ou falta de treinamento?

Desde 2016, das últimas 10 disputas de pênaltis em que disputou, o Verdão perdeu oito. Ou seja, levou a melhor em apenas duas oportunidades. Desde então, por conta das más cobranças que percorrem o time da Barra Funda, acumula eliminações em diferentes competições.

Foram duas eliminações nas fases de mata-mata do Campeonato Paulista: uma para o Santos, em abril de 2016, onde converteu apenas dois gols, e a segunda para o São Paulo, em pleno Allianz Parque. Antes disso, o Palmeiras perdeu uma final de estadual para o rival Corinthians, também no Allianz Parque, onde foi superado por 4 x 3 nas penalidades.

Nesse período, o Verdão também foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores, para o Barcelona, do Equador. Além disso, teve a eliminação para o Internacional, na Copa do Brasil de 2019, na qual o meia Moisés foi titulado como culpado e logo saiu do clube. 

Desde então, as únicas vitórias nos pênaltis foram diante do Santos, também pelo Paulista, em 2018, e a final de 2020, sob comando de Luxemburgo, na qual levou a melhor por 4 x 3 e faturou o título. 

Felipe Melo levanta a taça do Palmeiras campeão

Foto: Divulgação

De lá pra cá, foram três disputas e nenhuma vitória. Todas elas bem importantes, por sinal. Valendo o terceiro lugar no Mundial de Clubes, o Palmeiras conseguiu a proeza de perder para o Al Ahly e converter apenas dois pênaltis, sendo superado por 3 x 2. 

Por último, somente em quatro dias disputou duas finais valendo as taças da Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana e ficou com o vice em ambos os torneios. Contra o Flamengo, no domingo, teve a vantagem de dois pênaltis a seu favor, mas conseguiu desperdiçar ambos e perder o título. 

Já contra o Defensa y Justicia desperdiçou dois, com Luiz Adriano e o goleiro Weverton, enquanto os argentinos tiveram 100% de aproveitamento nas cobranças. 

Contudo, ainda durante a prorrogação, teve a grande chance de converter e consequentemente faturar o título, mas o pênalti voltou a ser um problema. Sem Veiga, que converteu três contra Flamengo e Defensa y Jusitica, Gómez ficou responsável pela cobrança e teve o chute defendido pelo goleiro Unsaín.

Gustavo Gómez perde pênalti na prorrogação de Palmeiras x Defensa y Justicia — Foto: Staff Images/Conmebol

Foto: Divulgação/Conmebol

+ Siga o Palmeiras Online no Twitter
+ Siga o Palmeiras Online no Facebook
+ Inscreva-se no canal Palmeiras Online no Youtube
+ Ouça o PodCast do Palmeiras Online

+ Participe do canal do Palmeiras Online no Telegram

+ Palmeiras