Blog do Thiago LopesNúmeros ofensivos de Marcos Rocha caem na temporada, mas lateral melhora na...

Números ofensivos de Marcos Rocha caem na temporada, mas lateral melhora na defesa

Marcos Rocha parece estar se reinventando na temporada sob o comando do técnico Abel Ferreira. Se antes ele aparecia muitas vezes como um ponta pelo lado direito do ataque, na atual temporada isso tem acontecido bem pouco. Em contrapartida, tem melhorado na marcação e diminuiu consideravelmente as falhas defensivas, que acontecia muitas vezes por conta de sua recomposição lenta do ataque para a defesa.

O lateral-direito está no Palmeiras desde 2018 e nas três temporadas que completou pelo Verdão participou com seis assistências em três anos consecutivos. Contudo, em 26 jogos até aqui, não soma nenhum passe para gol, algo inédito pelo clube, o que não acontece em sua carreira desde 2015, quando ainda atuava pelo Atlético Mineiro.

No início da última temporada era o líder de assistências ao lado de Dudu, que depois deixou o Palmeiras e foi para o Al Duhail, do Qatar. Hoje, em 11 jogos no Campeonato Brasileiro, soma apenas um chute no gol, entretanto, melhorou a porcentagem de acertos nos passes (80%) e tem um alto aproveitamento nos desarmes, 69% de aproveitamento e com uma média de apenas uma falta por jogo.

Marcos Rocha tem se destacado em grandes jogos pelo Palmeiras, algo que a torcida tem valorizado bastante, como os da final da Libertadores e Copa do Brasil, e mais recente nos duelos diante do São Paulo, válidos pelas quartas de final da Libertadores.



O camisa 2 do Verdão marcou um gol na temporada, o da vitória diante a Universidad Católica, do Chile, jogo no qual foi eleito o melhor da partida. Na ocasião, ele foi questionado justamente por sua ausência na parte ofensiva em comparação com temporadas anteriores e respondeu dando a entender que é um pedido de Abel Ferreira, relembre.

“Tenho que focar primeiro no que é pedido pelo treinador, e depois tentar ajudar a equipe com a minha qualidade, que sempre foi chegar ao ataque. Mas num jogo difícil como esse a primeira parte sempre vai ser a nossa marcação, porque temos uma equipe muito qualificada do meio pra frente, jogadores decisivos. Dando tranquilidade na parte defensiva, tenho certeza que 90, 95% dos jogos eles que vão decidir as partidas”

“É importante fazer bem as duas funções, mas sempre lembrando que a primeira função dentro do campo para o lateral é marcar. Mas como falei, a gente tem uma equipe muito qualificada do meio pra frente, temos jogadores decisivos, então tenho sempre que dar tranquilidade para que eles possam ter liberdade para fazer o diferencial deles no ataque”, completou.

Aos 32 anos, Marcos Rocha tem 163 partidas pelo Palmeiras, nos quais marcou sete gols e conquistou quatro títulos: Campeonato Brasileiro de 2018, Campeonato Paulista, Libertadores e Copa do Brasil, em 2020.

Números de Marcos Rocha pelo Palmeiras:

2018 – 42 jogos, 1 gol e 6 assistências
2019 – 46 jogos, 3 gols e 6 assistências
2020 – 49 jogos, 2 gols e 6 assistências

2021 – 26 jogos, 1 gol e nenhum assistência*

*Temporada em andamento

+ Siga o Palmeiras Online no Twitter
+ Siga o Palmeiras Online no Facebook
+ Inscreva-se no canal Palmeiras Online no Youtube
+ Ouça o PodCast do Palmeiras Online

+ Participe do canal do Palmeiras Online no Telegram

+ Palmeiras