FutebolHistória: Primeiro jogo do Palmeiras fora do Brasil foi em Montevidéu

História: Primeiro jogo do Palmeiras fora do Brasil foi em Montevidéu

PARTICIPE DO CANAL PALMEIRAS ONLINE NO WHATSAPP

O primeiro jogo do Palmeiras fora do Brasil na história foi com quase 11 anos desde a fundação. Exatamente no dia 8 de março de 1925, o até então Palestra Italia enfrentou a Seleção Uruguaia, em partida amistosa no Parque Central.

O palco deste encontro, que terminou em 3 a 2 para o time local, é exatamente onde o Verdão fará seus últimos preparativos antes da decisão deste próximo sábado diante do Flamengo, valendo o título da Libertadores.

Passados 95 anos desde o histórico confronto, o Palmeiras divulgou todos os detalhes sobre a polêmica partida e até sobre o que os jornais da época relataram sobre a revolta dos atletas do Verdão. que se recusaram a reiniciar a partida após um gol do adversário em clara posição de impedimento.

Restava apenas um minuto para o fim da partida, quando o ponta-esquerda Zallo Saldombide marcou o 3 a 2 sobre o Palestra Italia e com o gol indevidamente confirmado pelo árbitro Gariboni, os jogadores deixaram o campo antes do “apito final” e assim foi o desfecho da primeira experiência do clube fora do Brasil.

Jornais da época divulgaram dados com divergências em alguns casos, como nos autores dos gols da partida. Além disso, criticaram o nível técnico da partida, principalmente dos brasileiros em campo, até a polêmica arbitragem, que teria se comportado de forma “parcial” ao time da casa.

Em 1944, o jornal A Gazeta resgatou a história da excursão do Alviverde

De acordo com o que foi publicado em “A Gazeta”, no dia de 4 março de 1944, a matéria relatou que o duelo contou com uma “irrante parcialidade do árbitro” do jogo, na qual Gariboni, responsável pelo apito, teria assinalado exatamente 32 impedimentos contra o Verdão no duelo.

O amistoso diante do Uruguai fez parte de uma excursão de três semanas que começou a ser planejada em 1923. Ao longo da viagem, feita a bordo do navio a vapor Taormina, o Verdão realizou quatro partidas, duas delas na Argentina. Para compensar a inexperiência internacional, o clube se reforçou com seis jogadores adquiridos por empréstimo: o goleiro Tuffy (Sírio), os meio-campistas Brasileiro (Braz Atlético) e Luiz dos Santos (São Bento) e os atacantes Feitiço (São Bento), Tatú (Taubaté) e Tito (A. A. das Palmeiras).

Os heróis que disputaram há 95 anos os primeiros jogos da história do Verdão no exterior (Acervo Histórico)

+Veja a matéria completa no site do Palmeiras

+ Siga o Palmeiras Online no Twitter
+ Siga o Palmeiras Online no Facebook
+ Inscreva-se no canal Palmeiras Online no Youtube
+ Ouça o PodCast do Palmeiras Online

+ Participe do canal do Palmeiras Online no Telegram

+ Palmeiras